O BLOG DESPERTAI APRESENTA.
continuamos nossa série retratando algumas mensagens ocultas dentro da cultura pop e começo este artigo com uma pergunta: Até onde você acha que pode ir um desenho infantil quando o assunto é ocultismo?
É claro que não acredito que isso tenha algum objetivo escuso ou perverso. Não há pentagramas ou nuvens em formatos fálicos como alguns religiosos afirmam ver em várias animações. A maioria das referências por aqui são tão rápidas e obscuras que me atrevo a dizer que servem apenas como easter eggs bacanas que podemos analisar.

Ocultismo em Hora da Aventura faz parte de uma série de textos sobre essas mensagens subliminares e antes de começarmos é bom avisar que também já falei do ocultismo dentro de Full Metal Alchemist. Confira lá, caso não tenha visto.

O ocultismo em Hora da Aventura
O demônio chamado “Ogdoad”, invocado pelo mordomo é uma referência a um grupo de 8 deidades adoradas no antigo Egito. Também referido no gnoticismo como as sete esferas: Sol, Lua, Jupiter, Mercurio, Marte, Venus e Saturno, com um adicional de uma oitava esfera suprema. Você pode ver uma imagem que representa as esferas abaixo.


Representação da Ogdóade (gnosticismo)

Outra representação na cena são as figuras do boi, anjo, leão e águia. Figuras esotéricas do misticismo e da doutrina cristã. Podem simbolizar, respectivamente: Os quatro evangelistas próximos ao trono de Deus: Lucas, Mateus, Marcos, João. Também, são representadas pelos anjos em forma das criaturas do livro de Ezequiel na bíblia: O primeiro rosto dessas criaturas era de homem; o rosto da direita era de leão, o da esquerda era de boi, e o de trás era rosto de águia. Também conhecidos como Cherubimor Hayyoth na Cabala.

Canelinha possuídoTambém podem representar os quatro elementos: Terra (Boi), água (anjo), ar (águia) e fogo (leão). Que em contrapartida também representam os estados físicos da matéria: Sólido, líquido, gasoso e PlasmaE para você que ainda não se convenceu. Até Canelinha de cabeça para baixo tem um significado. No caso O Pendurado (Ou O Enforcado) é uma das cartas maiores do tarô. Como um todo, há um sugestão de vida em suspensão, mas vida, não morte. A história natural é mais elevada incorporada neste simbolismo: após o sagrado Mistério da Morte há o glorioso Mistério da Ressurreição. A destruição do egoísmo vivifica a humanidade, e isto envolve o sacrifício que consagra.

Já o triângulo no qual o mordomo Menta fica é de mais fácil reconhecimento. É o símbolo da divina trindade (Pai, Filho, Espirito Santo) no cristianismo. Também no misticismo que representa a mente, o corpo e o espírito. Já na alquimia representa o sal, o mercúrio e o enxofre.

Seria o mordomo menta o Aleyster Crowley de Adventure Time?


Outras referência bem bizarra e diretas ao ocultismo fica no episódio “All the little people” onde temos o personagem mais misterioso e esquizofrênico do desenho: O Mágico. Que invoca um feitiço e cria pessoas artificialmente animadas. Além de ser um episódio deveras depressivo e enigmático, as palavras mágicas usada pelo personagem feiticeiro remetem aTelema, do já citado Crowley: “Faz o que tu queres há de ser tudo da lei”.

Ainda há dentro do desenho diversas mensagens subliminares e ocultas que já foram reveladas na série. Como o fato do mundo de Ooo ser uma realidade futurista do nosso mundo após uma guerra atômica. Sendo explicada além pelos diversos cenários apocalípticos, os mutantes e aberrações daquele mundo. O passado do rei gelado como um humano comum vivente antes da hecatombe e da relação amorosa entre Marceline eJujuba, confirmada pela dubladora da vampira.
Um dos muitos mistérios da série ainda continua sendo a origem de Finn, o “único” humano conhecido da série. De onde veio? Como foi parar lá? Além é claro de diversas outras menores, como o fantasma da mulher, a origem da princesa Jujuba, a criação do Rei Lich, além das diversas divindades menores que protegem e regem aquele mundo.
Ainda montarei um mega post com essas curiosidades e mistérios em breve. Por enquanto ficamos por aqui e até a próxima matéria sobre o ocultismo na cultura pop.
ontinuamos nossa série retratando algumas mensagens ocultas dentro da cultura pop e começo este artigo com uma pergunta: 




Até onde você acha que pode ir um desenho infantil quando o assunto é ocultismo?
É claro que não acredito que isso tenha algum objetivo escuso ou perverso. Não há pentagramas ou nuvens em formatos fálicos como alguns religiosos afirmam ver em várias animações. A maioria das referências por aqui são tão rápidas e obscuras que me atrevo a dizer que servem apenas como easter eggs bacanas que podemos analisar.


Ocultismo em Hora da Aventura faz parte de uma série de textos sobre essas mensagens subliminares e antes de começarmos é bom avisar que também já falei do ocultismo dentro de Full Metal Alchemist. Confira lá, caso não tenha visto.fonte mundofreak