A Internet foi considerada uma das maiores invenções do século XX. Ao criar uma rede de troca de informação a nível mundial, a Internet veio encurtar as distâncias, contribuir para a ideia de uma aldeia global. Assim as pessoas começaram a comunicar em tempo real, a um preço acessível, de um certo lugar para qualquer ponto do globo (ou mesmo no espaço), permitiu uma troca de informação a nível global, é uma aproximação dos amigos e da família que estava longe.Também foi um grande passo para as grandes empresas, porque facilita a circulação da informação, é utilizado na formação profissional, consultoria, serviços de apoio ao cliente, gestão de projectos. Também permite uma desburocratização do sistema, tornando tudo mais rápido e reduzindo os gastos (ex. 

Resultado de imagem para A influencia da internet nos jovens ( Cuidado! As Pessoas Online Podem Não Ser Quem Dizem

candidatura ao ensino superior, IRS, IRS, criação de empresas…).Estas “novas” tecnologia tiveram uma grande adesão por parte dos jovens. Porque possibilita-os comunicar com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, e em tempo real. Assim, é uma forma de fazer novos amigos, conhecer novas culturas, idiomas, ou mesmo tirar uma dúvida com um professor.No entanto a sua utilização também acarreta alguns problemas. Como podemos saber com quem é que estamos a falar? O anonimato é um dos principais problemas associado a utilização deste tipo de tecnologia, tem que se estar ciente que nunca se sabe com quem é que se está a falar, e que essa pessoa pode não ter as melhores intenções. E o possível perigo que pode representar a transformação do contacto virtual em contacto real.


Quando não existem moderadores de sala, pode existir “pessoas maliciosas com convites para conversas e jogos aliciantes”. Podendo levar a troca de material menos recomendável. 

Os predadores sexuais aproveitam-se da ingenuidade das crianças e dos jovens e através dos sites tentam obter informações pessoais, e até possíveis encontros. Outro dos problemas da Internet é o vício. Quando é utilizada indiscriminadamente, pode levar a numerosos abusos que podem levar ao vício. Deixa-se de ter vida social, passa-se a viver com e para a Internet.

As actividades criminosas também andam muito ligadas com a Internet. Nela transmitem os seus ideais e tentam angariar seguidores. É bastante fácil aceder a conteúdos violentos, racistas ou extremistas, também sendo comum o roubo de identidade para actividades ilícitas.Outra coisa que é importante um cibernauta possuir é uma “firewall”, para evitar a intromissão de “Hackers, Backdoors, Vírus, Worms & Troianos”, nos computadores podendo aceder e modificar a informação e ficheiros pessoais. 

Assim torna-se sobejamente importante, que os pais e educadores saibam quanto tempo, e que conteúdos, é que os filhos têm acesso na Internet, e que os informem e previnam acerca dos perigos da Internet.De forma, a evitar este tipo de abusos e para prevenir os pais, os jovens e as crianças dos potenciais perigos da Internet em geral e dos chats em particular, surgiu a associação Childnet.

Esta Ele tem o seguinte lema:

C– Cuidado! As Pessoas Online Podem Não Ser Quem Dizem

H– Habitua-te a Guardar Para Ti a Tua Informação Pessoal

A– Atenção! Combinar Encontros Através da Internet é Perigoso

Provérbios 22
5Nas trilhas dos perversos existem espinhos e ciladas; quem deseja proteger a própria vida deve afastar-se deles. 6Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!