Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus. Mateus 19.23

Há mensagens que o Senhor Jesus pregou para todos, porém há outras que Ele ministrou somente aos Seus discípulos. Não que o Mestre quisesse esconder algumas verdades, mas, como muitos não as entenderiam, Ele revelou-as apenas àqueles que já Lhe pertenciam. Todas as pessoas precisam saber, em primeiro lugar, do estado pecaminoso em que se encontram, o qual é comum a todos, pois o pecado de Adão tirou todos das mãos de Deus e os levou para a perdição.

A verdade é que nenhum recado do Senhor deve ficar escondido. Nós devemos pregar a quem quer que seja, uma vez que muitos possuem recursos e, por isso, consideram-se melhores que os demais. Essa cegueira espiritual não permite que estes prestem atenção à Palavra do Senhor. Ora, eles não obterão a salvação, se não se arrependerem. Não há quadro mais triste do que ver pessoas confiando na futilidade do dinheiro (1 Tm 6.17).

Sendo Jesus o Senhor do Reino dos céus, Ele sabe muito bem o que é necessário para ter a entrada garantida nEle. O Filho de Deus fez tal comentário ao ver o jovem rico, que, após ter sido amado pelo Mestre, retirou-se triste com a missão que lhe fora dada. A verdade é que os que confiam nas riquezas não conseguem confiar em Deus. A fé dessas pessoas é fraca, falsa, e, por isso, não lhes garantirá a felicidade eterna. Jesus havia orientado aquele jovem, o qual estava entre a multidão e desejava saber o que deveria fazer para herdar a vida eterna. O Salvador mostrou que as primeiras obras eram observar os mandamentos. Então, o rapaz afirmou que guardava todos aqueles que o Senhor havia citado e indagou a respeito do que mais lhe poderia faltar. Então, o Mestre lhe disse que vendesse os bens e os desse aos pobres, o que muito entristeceu o moço (leia também Marcos 10.22).

Existem pessoas que não possuem bens materiais, e não será isso que as impedirá de entrar no Reino de Deus. O fato a ser observado é que existem coisas que elegemos como alvos a serem alcançados. Depois, quando os alcançamos, nós nos tornamos escravos deles. A pessoa que, de fato, deseja entrar no Céu deve esforçar-se para não só cumprir os mandamentos, mas também
fazer o que Ele a orienta.

Em uma época em que se ouvem tantas notícias sobre pessoas que foram bem-sucedidas no mundo empresarial, na ciência, nos esportes e até na fé, muitos se deixam levar por tais relatos e não mais se esforçam para obedecer ao plano divino. Para os que não têm a revelação divina o importante é ter uma boa fonte de renda, uma maravilhosa casa, um carro etc. É bom ter cuidado para que os espinhos não sufoquem a sua fé.

Mesmo tendo ouvido de Jesus que vendesse todos os bens, desse aos pobres e O seguisse, a fim de ter um tesouro no Céu, o jovem se retirou triste. Não sabemos o que esse tesouro faria por ele, mas, certamente, torná-lo-ia mais rico ainda.