As receitas de xarope para a tosse caseiras são fórmulas comprovodamente eficazes, com o benefício de quem não tem químicos. E além dos xaropes, há ótimas opções para livrar-se rapidamente da tosse, sem gastar muito.


Quando estiver a tossir, coma uma barra de chocolate. O chocolate contém bromina, um composto que proporciona alívio para a tosse.


Tome um copo de água quente. O calor vai aliviar, e a água vai limpar os resíduos que estão provocando a tosse.


Tome uma colher de sopa de mel. O mel limpa o muco da garganta, e vai amenizar a irritação. Para que o efeito seja mais potente, coloque uma pitada de pimenta do reino em pó.


Se o mel for mistura do com aloe vera será melhor ainda. Triture uma folha de aloe vera sem casca e coloque para ferver no equivalente a um copo de água. Adicione uma colher de sopa de mel, e beba bem quente.
Xaropes:


1 - Separe 30 miligramas de cada um destes ingredientes: mucilagem de goma arábica, óleo de amêndoas doces, bálsamo-de-tolú, vinho de ipecacuanha à venda em lojas de produtos naturais). Misture bem, guarde num recipiente de vidro que possa ficar bem fechado. Beba 1 ou 2 colheres até que a tosse acabe.

2 – Pegue 30 miligramas de extrato de alcaçuz, duas pitadas de pó de nitrato de potássio e duas pitadas de cloreto de amônia. Dissolva em meio litro de água fervendo e deixe esfriar. Em seguida, coloque uma colher de sopa de mel, 30 miligramas de bálsamo-de-tolú, a mesma medida de vinho de ipecacuanha, e a mesma medida de essência de anis. Se a tosse não for intensa, tome uma colher de chá, se for intensa, uma colher de sopa, duas vezes ao dia.


Essa receita de xarope é indicada principalmente para quem sofre com bronquite.


3 – Separe um pote de 250 ml de mel e três cajamangas bem maduras. Retire a casca das cajamangas e coloque dentro de um frasco que possa ser bem fechado, adicione o mel, e guarde por 3 meses num local escuro e fresco. Quando a cajamanga comece a dissolver, o xarope estará pronto. Tome três colheres por dia