Texto: Is 32.9-13.
“Levantai-vos, mulheres que estais sossegadas e ouvi a minha voz; e vós, filhas, que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras. Porque daqui a um ano e dias vireis a ser perturbadas, ó mulheres que tão seguras estais; pois a vindima se acabará, e não haverá colheita. 

Tremei mulheres que estais sossegadas, e turbai-vos, vós que estais tão seguras; despi-vos e ponde-vos desnudas, e cingi com saco os vossos lombos. 

Batei nos peitos pelos campos aprazíveis, e pela vinha frutífera; pela terra do meu povo, que produz espinheiros e sarças, como também sobre todas as casas onde há alegria, na cidade que exulta” (Isaias 32.9-13)


Quando não colocamos oReino de Deus e Sua Justiça em primeiro lugar, quando nos tornamos tão ocupadas com nossos afazeres do dia-a-dia e com os prazeres deste mundo ao ponto de não termos tempo nem de cuidar da nossa vida espiritual, estamos como que em repouso, e é nesta hora que o inimigo age.

 É na hora que estamos fracas espiritualmente que o inimigo entra em ação para tentar frustrar os planos de Deus em nossas vidas.


Quando o profeta Isaias conclama as mulheres daquela época a levantar-se (v 9 – levantai – vos mulheres que estais em repouso), este aviso não era apenas para as mulheres de Jerusalém , mas para todos os cristãos que se acomodam e abandonam o propósito de Deus para suas vidas.


Você que está dormindo, que pensa em abandonar o arado, desprezar aquilo que Deus lhe confiou, reaja contra o sono da negligência.

“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos ó portais eternos, i da Glória. Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderosos, o Senhor, poderosos nas batalhas”(Sl 24.7-8)

Levanta-te para glorificar, adorar e para fazer a Obra de Deus. Saia do repouso porque a seara precisa de você. Não seja insensível à voz de Deus. Volte ao primeiro amor: Amor a Deus, amor a igreja, amor a família e ao amor as almas que perecem.Não se esqueça que em nós deve resplandecer a Luz e o caráter de Cristo.
Isaías exorta as mulheres:


1-A um despertamento da consciência. (v. 9a)



“levantai-vos, mulheres que estais em repouso...” Que vivem despreocupadamente.


a passividade das mulheres de Jerusalém que, mesmo diante da situação da cidade, continuavam vivendo suas vidas despreocupadamente. 

As mulheres de Deus não devem ficar acomodadas nas situações que as rodeiam. Não devemos confiar na aparência externa como fonte de segurança e confiança.

 O Senhor é a única fonte verdadeira de segurança para o seu povo, e, a mulher cristã deve estar sempre consciente de suas necessidades espirituais e manter sempre acesa a chama do relacionamento com Deus.


2-A estarem advertidas quanto ao fato de se prepararem para as aflições que iriam lhes sobrevir. (v.10).

“Porque daqui a um ano e dias vireis a ser perturbadas, ó mulheres que tão seguras estais; pois a vindima se acabará, e não haverá colheita.”

Isaias previu uma época de lamentações e de luto.
 Haveria tribulação nos lares felizes de Jerusalém, por isso, o profeta conscientizou o povo a respeito das conseqüências decorrentes da sua indiferença para com Deus, e as mulheres foram advertidas a estarem preparadas para enfrentarem essas conseqüências.

Mulheres! Estejam sempre preparadas para enfrentar qualquer aflição que surgir em sua jornada espiritual. Vocês têm o dom de acolher tanto os momentos felizes e fartos como também os de infelicidade e escassos.


3- A terem temor ao Senhor. (v. 11a)


“Tremei mulheres que estais sossegadas, e turbai-vos, vós que estais tão seguras...”
A falta de temor era visível e as mulheres que exerciam um papel fundamental na formação espiritual do lar e dos seus próprios filhos também viviam dessa maneira.

 Diante desta situação, a recomendação de Isaías era que elas buscassem novamente ter o temor diante de Deus.


4-A arrepender-se. (v. 11b)


“...despi-vos e ponde-vos desnudas, e cingi com saco os vossos lombos.”.

Todo cristão deve arrepender-se das ações cometidas, que desagradaram ao Senhor e buscar ter uma vida de comunhão e busca constante a Deus.

As mulheres daquela época, precisavam arrepender-se e buscar ao Senhor pra que houvesse perdão e uma conseqüente restauração para o povo.

A restauração espiritual continua sendo o arrependimento sincero e a busca incessante pelo perdão e a presença de Deus.
5-A profecia se cumpe. (v 14a)


“A fortaleza será abandonada, a cidade populosa ficará deserta....”


Como Isaias havia profetizado, Jerusalém foi destruída pelos babilônios em 586 a.C, porém as mulheres de Jerusalém desempenharam um importante papel ao ajudar a nação a buscar verdadeiramente segurança somente no Senhor.

Mulheres! Permaneçam inabaláveis em meio as grandes provações da vida cristã. 


Não fiquem acomodadas; ore, jejue, você é uma guerreira, uma líder por excelência. Proclame a Palavra de Deus, porque grande é a seara e poucos são os ceifeiros.
O Senhor conta com você!
Muitas mulheres vivem neste mundo, buscando beleza em vão mais busquem a verdadeira,  Em busca da beleza eterna