"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras;..." Mateus 24:6.
É improvável que alguém vá deliberadamente em direção a uma guerra nuclear entre Rússia e EUA, já que tal conflito não pode ser vencido, declarou o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acrescentando que qualquer erro em meio às tensões pode se tornar "fatal".
"Acredito que todos no mundo percebem que um conflito armado entre duas potências nucleares principais, a Rússia e os Estados Unidos, teria consequências desastrosas para a humanidade", disse Lavrov em uma entrevista publicada nesta segunda-feira.
"Não há dúvida de que ninguém pode vencer uma guerra nuclear e que tal guerra nunca deve ser desencadeada", acrescentou.
Washington e seus aliados, no entanto, estão muito "fixados em suas próprias ambições geopolíticas", explicou o ministro, e eles não estão prontos para "se adaptar" à situação cambiante no cenário global. O desejo de manter o domínio os leva a buscar — e semear — mais e mais conflitos.
"Isso explica seu empenho em dificultar esses processos, não importa o que aconteça, e sua crescente agressão nos assuntos externos. O confronto está sendo incitado e os canais de diálogo estão sendo congelados", comentou Lavrov.
Tal busca de conflito pode facilmente levar a um desastre global, que pode se desdobrar, se não de propósito, meramente por acidente. "Uma situação pode surgir quando o preço de um erro ou mal-entendido pode ser fatal", alertou.
Apesar de suas diferentes posições, a Rússia e os países do Ocidente assumem conjuntamente uma tremenda responsabilidade pelo futuro de toda a raça humana e por encontrar respostas eficazes para os inúmeros desafios e ameaças do nosso tempo.
A Rússia, por sua vez, adere a um comportamento estritamente defensivo e deve continuar reforçando suas capacidades defensivas. As atuais tensões apenas "desapareceriam" se o Ocidente se mantiver fiel à lei internacional da Carta da ONU, enfatizou Lavrov.blog despertai
Fonte: Sputnik
Tags:
Últimas Notícias