Comunidade vive clima de apreensão e teme ser discriminada por causa da doença
Primeiro caso confirmado foi de um jovem que retornou de Lisboa no final de semana com sintomas. Após traçar sua rede de contatos, autoridades estabeleceram quarentena, que afeta 86 pessoas de nove famílias.
Uma aldeia em Portugal colocou em quarentena uma comunidade brasileira após 22 pessoas testarem positivo para coronavírus. Em Santo Estevão, mais de 80 moradores estão isolados em suas casas e evitam contato com os demais.
No último fim de semana, um jovem brasileiro que retornou de Lisboa exibiu os primeiros sintomas de Covid-19, procurou um hospital da região e teve o diagnóstico confirmado. Imediatamente, as autoridades locais mapearam sua rede de contatos.
Carlos Coutinho, prefeito do município de Benavente, onde fica a aldeia, elogiou a rapidez da resposta e a colaboração da comunidade brasileira, que aceitou prontamente o isolamento e o acompanhamento dos profissionais de saúde (veja o vídeo acima).
No total, 86 pessoas, pertencentes a nove famílias, estão em quarentena. Vinte e duas delas já tiveram testes positivos e outros resultados ainda estão pendentes.
A comunidade brasileira na aldeia de Santo Estevão começou a ser formada há 15 anos, quando os primeiros integrantes chegaram para trabalhar como jardineiros e caseiros, em uma área com muitas casas de veraneio.
Tags:
Últimas Notícias