Estudo bíblico novo tempo Esboços de pregações pentecostais- Cara a cara com Deus

Trending

Estudo bíblico novo tempo Esboços de pregações pentecostais- Cara a cara com Deus

Série: Cara a cara com Deus

Êxodo 33: 12-23

Hoje, começamos uma série destinada a mostrar a você o que acontece quando Deus aparece. Estou muito animado com esta série e estou ansioso por isso há algum tempo. Ao longo desta série de sermões de outono, estamos vasculhando as páginas da Bíblia em busca de uma série de encontros entre pessoas comuns e Deus. Esses encontros são chamados de visitações e quase sempre ocorrem após algum tipo de crise. Há uma crise, um momento extraordinário em que as pessoas buscam a Deus, e há uma visitação.


Quando jovem, comecei a estudar as experiências de outros crentes no que é conhecido como despertares espirituais. Muitos de vocês podem não estar cientes de que os tempos de despertar espiritual são uma grande parte da nossa história . Agora, o despertar espiritual está repleto de histórias notáveis ​​e que chamam a atenção.


Welsh Revival

No início da década de 1900, no país conhecido como País de Gales, um despertar espiritual irrompeu com força. O impacto não foi sentido apenas dentro da igreja, mas também fora dela - muitas tabernas faliram porque muitas pessoas se converteram e pararam de beber. O crime diminuiu tanto como resultado do reavivamento galês, que os juízes foram apresentados com “luvas brancas”, significando que não houve casos de assassinato, agressão, roubo ou estupro. Alguns policiais estavam desempregados devido à mudança moral e espiritual evidente em todo o país. E quanto mais você lê sobre histórias como esta, mais você se inclina.

Pessoalmente, tenho fome de que nossa igreja experimente a presença de Deus dessa forma. Hoje, eu quero que você veja que Deus não retém Sua presença de nós, mas Ele deseja se mostrar.

Escritura de hoje

Moisés disse ao Senhor: “Veja, você me diz: 'Traga este povo', mas você não me disse quem enviará comigo. No entanto, você disse: 'Eu o conheço pelo nome, e você também achou graça aos meus olhos'. 13 Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, mostra-me agora os teus caminhos, para que eu te conheça a fim de achar graça aos teus olhos. Considere também que esta nação é o seu povo. ” 14 E ele disse: “A minha presença irá com você, e eu o aliviarei”. 15 E ele lhe disse: Se a tua presença não for comigo, não nos faça subir daqui. 16 Pois, como se saberá que achei graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é porque você vai conosco, para que sejamos distintos, eu e seu povo, de todos os outros povos na face da terra? ”


17 E o Senhor disse a Moisés: “Exatamente o que disseste eu farei, porque achaste graça aos meus olhos e eu te conheço pelo nome”. 18 Moisés disse: “Por favor, mostre-me sua glória”. 19 E ele disse: “Farei com que toda a minha bondade passe diante de ti e proclamarei diante de ti o meu nome 'O Senhor'. E terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. 20 Mas ”, disse ele,“ vocês não podem ver minha face, porque o homem não me verá e viverá ”. 21 E o Senhor disse: “Eis que há um lugar perto de mim onde estarás sobre a rocha, 22 e enquanto a minha glória passar, te colocarei em uma fenda da rocha, e te cobrirei com a minha mão até Eu passei 23 Então tirarei a minha mão, e você verá as minhas costas, mas o meu rosto não será visto ”. (Êxodo 33: 12-23)

Prévia do Sermão

O que é um despertar?

Por que preciso de um despertar?

Como Experimentar o Reaviva mento Pessoal

Realmente, Deus quer que você experimente a Sua presença e Ele está lá para você pedir.

1. O que é um despertar?


Esboços de pregações pentecostais- Cara a cara com Deus




Um despertar ou um avivamento é um momento em que os cristãos sonolentos acordam ...

... quando cristãos nominais se convertem a Cristo ...

… E mesmo quando não-cristãos vêm à fé em Cristo.

Isso é acompanhado por um aumento na convicção do pecado, ... um aumento na consciência da misericórdia de Deus e de nossa indignidade. Veja, um reaviva mento é a operação normal do Espírito Santo (não estou falando de sinais e maravilhas) quando o Espírito convence do pecado, traz a certeza da salvação e torna o sentido de Jesus Cristo intensamente real.


Agora, a menção das palavras reaviva mento ou despertar fará com que alguns cristãos se iluminem de entusiasmo, enquanto outros revirarão os olhos com suspeita. Sim, eu entendo de onde você está vindo. Mesmo assim, desejo que venha um despertar porque há um aumento na consciência de Deus. Eu busco um avivamento não pelo brilho que muitas vezes faz esses esforços parecerem falsos, mas pela renovação individual e em toda a igreja de que todos precisamos.


Hoje, olhamos para a rica presença de Deus conforme Ele a tornou conhecida a Moisés em Êxodo 33. É evidente que Moisés foi despertado. Ele está comovido e quer mais da presença de Deus. Há uma rica ousadia em suas orações - ”Moisés disse: 'Por favor, mostre-me a sua glória.' '(Êxodo 33:18) É importante para você ver isso: Moisés tem fome de mais da presença de Deus. Moisés nos ensina o valor de experimentar a presença de Deus. E Moisés nos ensina o valor da oração extraordinária para experimentar um despertar pessoal.


Uma breve introdução a Moisés


Deixe-me circular os vagões por um momento para apresentar todos nós a Moisés. O terceiro filho de Amram e Jochbed, Moisés foi milagrosamente resgatado do Nilo pela própria filha do Faraó (Êxodo 2: 1-10; 6:20). A vida de Moisés pode ser melhor visualizada em três estágios: seus primeiros anos no Egito, seus anos de peregrinação no deserto e seus anos finais na liderança.


Primeiros anos no Egito

Criado em tribunais egípcios, onde recebeu a melhor educação disponível na cultura egípcia, Moisés estudou matemática, filosofia, estratégia militar, direito e engenharia. No entanto, ele foi inconscientemente pela corte de Faraó, criado por sua mãe biológica, então também aprendeu o valor de adorar o Deus hebreu. Ao todo, ele passou seus primeiros 40 anos no Egito, mas sua vida mudou drasticamente quando matou um egípcio que abusava de um hebreu (Êxodo 2: 11-15).


Anos errantes

Imediatamente Moisés foge com medo de sua vida e ele viaja para o deserto de Midiã. Foi lá que ele se casou, teve dois filhos e se tornou pastor. Foi aqui na sarça que ardeu, mas não foi consumida, que Deus despertou Moisés para Sua santidade e Seu poder (Êxodo 3).


Anos Finais em Liderança

Foi na sarça ardente que Deus ordenou a Moisés que conduzisse Seu povo da escravidão para a liberdade. Moisés conseguiu tirar Israel da escravidão através de uma série de Dez Pragas, através do Mar Vermelho milagrosamente dividido, e o exército egípcio se afogando enquanto o Mar Vermelho desabava sobre suas cabeças rebeldes. A vida de Moisés é incrível e inspiradora. Mas o que tornou Moisés tão notável foi sua interação com Deus.


Um retorno à oração de Moisés

Em várias e inesperadas ocasiões, Deus escolheu agir de forma dramática e poderosa entre seu povo. O Espírito Santo move e traz um reaviva mento do Cristianismo do Novo Testamento. Pode afetar apenas um crente ou um grande grupo de crentes pode ser afetado simultaneamente. Novamente, isso é chamado de despertar. Muito parecido com Moisés em nossa história, experimentamos a visitação da presença de Deus.


O reaviva mento é um momento em que Deus envia uma chuva celestial. Essencialmente, essa experiência é simplesmente a repetição do que você vê no livro de Atos. E é exatamente isso que vemos Moisés implorando a Deus na história de hoje - a própria presença de Deus.


Alguns de vocês que são estudantes sérios da Palavra de Deus saberão disso como teofanias, onde a própria presença da glória de Deus é revelada. Uma teofania significa literalmente "mostrar a Deus". Ao vermos Moisés orando na passagem de hoje, ele está pedindo ao Senhor para mostrar Sua presença. É Deus descendo. Agora, eu não acho que você experimentará uma teofania no seu caminho para o trabalho. Mesmo para o povo da Bíblia, uma teofania era uma exceção.


Quero que você desenvolva a sede de experimentar mais Dele. Você não quer ver Deus? Você não quer experimentá-Lo? Se for você, então deseja experimentar um despertar ou reaviva mento. Experimentar um despertar pessoal é experimentar uma prévia do próprio céu. Experimentar a renovação pessoal é um antegozo do céu.


Ora, é verdade que a Bíblia ensina que ninguém pode ver a Deus: “… que mora na luz inacessível, a quem ninguém jamais viu ou pode ver…”. (1 Timóteo 6: 16b) Mais uma vez, na passagem de hoje, Moisés cita Deus dizendo: "... você não pode ver minha face, porque o homem não me verá e viverá." ... 23 Então tirarei minha mão, e você verá minhas costas, mas meu rosto não será visto ”. (Êxodo 33: 20a, 23) Portanto, embora ninguém possa ver Deus plenamente como veremos no céu, Deus nos mostra as formas de Si mesmo para mostrar que está perto de nós.


Então, um despertar é Deus visitando Seu povo. É a hora em que Deus se aproxima. Reaviva mento é quando a glória de Deus é vista, sentida e desfrutada. Reaviva mento é quando você experimenta a própria presença de Deus passando por você.


2. Por que preciso de um despertar?

Para responder a essa pergunta, preciso voltar e contar a vocês a história de Moisés e a crise em que ele estava. Moisés descobriu que o povo de Israel precisava de um despertar.


O bezerro de ouro

Nossa história trata da cura do famoso episódio de Êxodo 32, onde o povo de Deus adora um bezerro de ouro. Após tal sucesso estelar, Moisés se encontra escondido no Monte Sinai recebendo os Dez Mandamentos. Enquanto ele estava fora, o povo de Israel fez um bezerro de ouro no vale - um objeto de adoração. É aqui que a ação da nossa história se move rapidamente. Deus informa a Moisés o que está acontecendo com Seu povo e Moisés desce a montanha para impedir que essa coisa terrível aconteça. Na verdade, Moisés disse: "Quem está do lado do Senhor?" (Êxodo 32:26). Assim que ele disse isso, todos os levitas se reuniram com Moisés. Os levitas percorreram o acampamento para descobrir quem pretendia abandonar a adoração de ídolos. Em essência, eles estão pedindo a todos os envolvidos, "Foi uma coisa única ou você pretende continuar adorando ídolos?" Aqueles que estavam comprometidos com a idolatria continuada tinham que ser mortos ou então eles poderiam arruinar todo o povo. Portanto, é no meio de tudo isso que Deus diz a Moisés em essência: “Estou farto desse povo rebelde. Vou mandar um anjo para ir com você, mas minha presença não ficará mais com você. ”


Olhe atentamente para a resposta de Moisés: “Se a sua presença não for comigo, não nos traga daqui. 16 Pois, como se saberá que achei graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é porque você vai conosco, para que sejamos distintos, eu e seu povo, de todos os outros povos na face da terra? ” (Êxodo 33: 15-16)

Agora, a maioria das pessoas consideraria isso uma oferta dos sonhos: Deus lhe dará todo o sucesso que você deseja - econômico, militar e político, e sem nenhuma obrigação real para com ele. Moisés não teria tabernáculo para manter, nem teria quaisquer deveres religiosos.


Você precisa valorizar a presença de Deus por pelo menos dois motivos:

2.1 Deus é belo e não apenas útil

Imagine que você está a apenas algumas semanas de seu casamento quando é revelado que seus pais ricos pedem falência. Quando a notícia se espalha, sua noiva termina com você. Você se sentiria usado, não é? Você vê Deus como o prêmio final? Você já disse a Deus: “Eu o seguirei, contanto que você me forneça uma grande família”? Ou, "Vou segui-lo, desde que você me mantenha feliz em meu relacionamento com meu namorado / namorada."

2.1 Deus é belo e não apenas útil

2.2 Sem Deus, tudo o mais é inútil

Quando você pensa em sua vida por um momento, sem Deus tudo o mais desvanece. Aqui você está no final dos anos 50 no topo do seu jogo, está trazendo para baixo mais receita do que imaginava ser possível há apenas 10 anos. No entanto, chegará o dia em que você será o velho que ninguém quer ouvir. Hoje, você está aqui com uma família vibrante, mas amanhã estará sozinho ao lado do túmulo. Ou você está sentado com advogados recolhendo os pedaços quebrados após o divórcio.


Ainda assim, Moisés disse: “Deus, você mantém todo o sucesso se o sucesso vier sem você. Se você não for conosco, eu não quero ir. ”

Avalie-se por um momento. Deixe-me perguntar: você precisa de um despertar? Você vê Deus como a recompensa final? Se você fosse atribuir a si mesmo um número entre 1 e 10, com 10 representando a experiência de um contínuo despertar espiritual, onde você estaria? Antes de atribuir um número a si mesmo, deixe-me fazer uma série de perguntas sérias. Antes de fazer isso, deixe-me apenas dizer que agora é um momento muito sério no culto. Se você permanecer quieto diante do Senhor (por exemplo, permanecer em seu assento) e fazer essas perguntas penetrantes, você será uma grande bênção para todos os presentes.


Quão real era Deus em seu coração na semana passada?

Seu Deus é muito pequeno?

Você realmente sente a presença do Senhor em sua vida agora?

Você está mais consciente da crescente sensação de maldade que ameaça seu coração diariamente?

Você se deleita em Deus?

Em essência, estou perguntando: "Você precisa de um avivamento?" No minuto em que você desvia sua atenção de seu relacionamento com Deus, sua vida espiritual começa a se deteriorar. Novamente, eu preciso experimentar um avivamento pessoal?

3. Como consigo um despertar?


Ao longo desta série, compartilharei vários recursos dos despertares. Saiba isto: os despertares não são orquestrados humanamente. Não há campanha de marketing ou orquestração humana para despertar.


Deixe-me compartilhar com você um exemplo do Movimento de Jesus dos anos 1970 como um exemplo. Quase todos os líderes da organização, Judeus por Jesus, foram convertidos neste despertar. O que torna isso interessante é que esses homens e mulheres foram convertidos independentemente da formação judaica na mesma época. Portanto, eles não são orquestrados humanamente - esses movimentos não foram embalados. É muito importante que você me ouça dizer isso: você não pode organizar um avivamento. Não há um conjunto de critérios que eu possa compartilhar com você onde você "marca" uma lista. Novamente, reavivamento é quando a presença de Deus aparece. Você só pode orar por tal coisa.


Veja a declaração de Deus, pois é notável: ”E o Senhor disse a Moisés: 'Eu vi este povo, e eis que é um povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me em paz, para que a minha ira arde contra eles e eu possa consumi-los, a fim de que eu possa fazer de ti uma grande nação ”(Êxodo 32: 9-10). Deus lança um desafio aqui: “Agora, portanto, deixe-me em paz” (Êxodo 32: 10a). Pare por um momento e considere a declaração de Deus, "deixe-me em paz". Se eu lhe disser: “Deixe-me em paz porque preciso estudar”, essas palavras reconhecem que não consigo me concentrar com você falando. Mas Deus é diferente de você e de mim. Deus não precisa pedir permissão a Moisés para fazer algo, nem as capacidades de Deus são ameaçadas pela presença de Moisés. Deus pode pensar claramente com um milhão de TVs funcionando. Não, este é um desafio para Moisés, um convite a Moisés para orar.


O Encontro de Oração de 100 anos

Aqui está algo interessante: em 1727, um grupo de Morávios liderado por um cara chamado Conde Nikolaus von Zinzendorf iniciou uma reunião de oração de 100 anos. Eles reservaram uma sala e um lugar onde iriam orar por uma poderosa visitação de Deus no mundo, e decidiram que pelo menos uma pessoa estaria sempre naquela sala orando por isso para que a reunião de oração nunca parasse. Foi de 1727 até 1820. Chama-se Reunião de Oração de 100 anos.


De fato, Deus está dizendo a Moisés: "A menos que você intervenha e comece a orar - ore de verdade, Minha raiva vai queimar com força contra Meu povo". Existe uma condição consistente antes que um avivamento pessoal acenda em você: você precisa ter sede da presença de Deus. Você precisa de uma sede viva do Deus vivo. Se Deus lhe oferecesse tudo o que você sonhou - saúde, dinheiro, ótima família, etc. - tudo o que você sempre quis, mas sem a presença Dele em sua vida ... ... você aceitaria? Moisés disse com efeito: “Você pode manter sua oferta de uma vida com dinheiro, sucesso, ótima saúde e uma família maravilhosa. Se eu não tiver você, não quero dar outro passo. ”




Você precisa de um avivamento pessoal. Agora, para que o seu avivamento pessoal atue como um avivamento da igreja, ele deve funcionar como uma avalanche. Quando alguns cristãos sonolentos acordam e vários cristãos nominais são convertidos, então você tem uma avalanche espiritual, ou um despertar.


Conclusão

”No dia seguinte, Moisés disse ao povo: 'Vocês cometeram um grande pecado. E agora irei ao Senhor; talvez eu possa fazer expiação pelo seu pecado ”'(Êxodo 32:30). Você precisa saber que Jesus é o melhor Moisés. Jesus fez expiação por seus pecados onde Moisés não podia.

Postagem Anterior Próxima Postagem