Um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter atingiu por volta do meio-dia desta terça-feira (horário local) o Sudoeste do México. No estado de Guerrero, onde foi localizado o epicentro, o tremor deixou mais de 560 casas danificadas e algumas colapsadas. Pelo menos sete pessoas ficaram feridas — duas na capital e cinco no estado de Oaxaca.

O epicentro do tremor foi 30Km ao sul da cidade de Ometepec, a 18 quilômetros de profundidade. A magnitude, antes estimada em 7,9 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, foi depois revisada para 7,4. Pelo menos sete réplicas foram sentidas após o primeiro tremor.

O terremoto foi sentido com força na Cidade do México, a cerca de 320Km do epicentro. Pessoas deixaram em pânico prédios e casas, e o serviço de telefonia móvel chegou a ser interrompido. Houve reflexos significativos do tremor em Acapulco e até na Guatemala.



— Nunca tinha sentido um terremoto tão forte, achei que o prédio estava caindo — contou Sebástian Herrera, de 42 anos, que trabalha na capital mexicana.

No Twitter, o presidente do México, Felipe Calderón, afirmou que não havia danos graves registrados. Também pela rede social, o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, disse que não viu danos durante um sobrevoo de helicóptero.

De acordo com ele, o sistema de abastecimento de água e outros “serviços estratégicos” não enfrentam problemas. Também não foram registrados incidentes em Oaxaca, perto do local do epicentro do tremor, de acordo com televisões locais.

Em reação ao sismo, ações de construtoras e de empresas de material de construção chegaram a subir, graças à expectativa do mercado de maior demanda para reconstrução de edifícios.

Filha de Obama estava na região do tremor

Malia Obama, filha mais velha do presidente americano, estava no México no momento do tremor, mas, segundo a Casa Branca, saiu ilesa.

A adolescente, de 13 anos, passa férias com um grupo escolar em Oaxaca, no Sudoeste de México.

Fonte: Globo.com 



Terremoto de magnitude 5,9 é registrado nas Filipinas
16.03.2012

Um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado no sul das Filipinas nesta sexta-feira, provocando pequenos danos e um episódio de pânico. Pelo menos 23 pessoas feridas.

A maior parte dos feridos voltou para casa após receber os primeiros socorros. Dois dos feridos continuam no hospital para observação, disse o médico George Tremedal.

O epicentro do tremor foi localizado a 2 quilômetros da ilha de Dinagat, perto da província de Surigao del Norte, informou o chefe do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia, Renato Solidum. Não houve alerta de tsunami.

"Foi muito forte. Deu realmente para sentir. Você podia ver os carros  se movendo. Eu não consegui controlar meu corpo, que estava se mexendo", disse Albert Lancin, que é funcionário da saúde.



O governador de Surigao del Norte, Sol Matugas, disse que 20 pessoas ficaram feridas após uma onda de pânico num shopping lotado na capital da província, Cidade de Surigao.

Portas de vidro quebraram e os clientes entraram em pânico para sair do shopping center. Um professor e dois alunos sofreram ferimentos leves ao serem atingidos por um cabo que se rompeu num ginásio esportivo, informou Matugas.



O Escritório de Defesa Civil informou que pequenas rachaduras foram detectadas no interior do shopping e do ginásio.

Matugas disse que prefeitos receberam a recomendação para alertar as brigadas de emergência para a possibilidade de abalos secundários.

O país está localizado no "Anel de Fogo" do oceano Pacífico, onde terremotos e atividades vulcânicas são comuns. As informações são da Associated Press.

FonteDGABC 


Forte terremoto e alerta de tsunami causam tensão no Japão
14.03.2012

Um forte terremoto de 6,8 graus de magnitude e um alerta de tsunami, com ondas de até 50 centímetros, deixaram a população japonesa em alerta na Região Nordeste do país.

O epicentro do tremor foi registrado no Oceano Pacífico, próximo da província de Hokkaido, às 18h09 (horário local, 6h09 no horário de Brasília). A Agência de Meteorologia do Japão emitiu um alerta de tsunami, que foi retirado quase uma hora e meia depois.

As primeiras ondas, de 10 centímetros, atingiram a vila de Erimo, às 18h52 (horário local), na província de Hokkaido. Outras cidades também registraram a chegada do tsunami. Em Hachinohe, província de Aomori, as ondas chegaram a 20 centímetros.

As autoridades lembraram que, apesar de as ondas serem brandas, outras maiores poderiam vir na sequência, como aconteceu no tsunami de 11 de março do ano passado. Alarmes nas cidades litorâneas das províncias de Iwate, Aomori e Hokkaido foram acionados.

As TVs e rádios japonesas ficaram de plantão e alertaram a população sobre os riscos, apesar de as ondas serem pequenas. Alguns apresentadores repetiam, em tom austero, para que as pessoas procurassem abrigo em lugares elevados.

O sismo foi sentido nas províncias de Hokkaido, Aomori e Iwate e, segundo a Agência de Meteorologia do Japão, foi de 4,0 na escala japonesa que vai até 7,0. O epicentro do tremor foi identificado próximo à região de Kushiro, na província de Hokkaido.

As cidades litorâneas de Iwate, uma das províncias em alerta, foram praticamente destruídas pelo tsunami do dia 11 de março do ano passado.

Desde o mais forte tremor já registrado no Japão, de 9,0 de magnitude, no ano passado, centenas de terremotos secundários foram registradas na região nordeste.

Esse terremoto atingiu a região nordeste do Japão em março do ano passado e provocou um tsunami com ondas de até 40 metros de altura. Segundo dados da polícia, cerca de 15 mil pessoas morreram e outras 3 mil continuam desaparecidas. No último domingo (11), diversas cerimônias em todo o país lembraram as vítimas da tragédia que mais matou pessoas desde a 2ª Guerra Mundial. As informações são da Agência Brasil.