Morpheu - É o mundo, que você acredita
ser real para que não perceba a verdade...
Neo - Que verdade?
Morpheu - Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo você nasceu em cativeiro, Nasceu em uma prisão que não pode ver, sentir ou tocar. Uma prisão, para sua mente
"Não vos conformeis com as coisas deste mundo, mas sejam transformados pela renovação da vossa mente..."Romanos 12
Morpheu - Lembre-se: Eu estou oferecendo a verdade, nada mais...
"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" Jo 8:32
Foi buscar filosofias ao budismo, espiritualismo , ocultismo, filosofia, 1984 de George Orwell, messianismo, mitologia grega e celta entre mais...
Não foi à toa que o lançamento do filme foi na Páscoa ( em 1999).
Morpheus é o nome para o Deus dos sonhos , na mitologia Grega.
Neo é o escolhido, o salvador .
Trinity é a Trindade. Representa a Grande Mãe- Filha e espírito santo.


Porque escolheram o nome Morpheus para o mestre de Neo? Na minha opinião, talvez porque no sonho, a alma pode emancipar-se, a alma pode viajar a outras realidades, saíndo desta realidade.
Costuma pensar-se que o sonho é uma falsa realidade, no filme eles tentam mostrar o oposto, Neo é que vivia numa realidade ilusória, e Morpheus despertou-o para a realidade.
Reparem no filme, quando os personagens estavam ligados à matrix eles não estavam lá fisicamente, no entanto o corpo físico deles (no mundo real) reagia aos estímulos. Se na matrix eles fossem feridos, no mundo real o corpo físico deles sofria as danificações e feria-se.
De certa forma, o nosso corpo físico também reage aos estímulos do espírito quando ele viaja pela “matrix” do mundo dos sonhos. Se sentimos que vamos a cair, o nosso corpo reage a esse estimulo e dá um solavanco na cama. Em magia o mesmo ocorre, se sofremos de algum mal espiritual ou ataque ASTRAL (ou obsessão espiritual) o nosso corpo físico, a saúde, ressentem-se.
Morpheus levou Neo a conhecer “o Oráculo”, tal como o filósofo Sócrates procurava o oráculo , que lhe dissera que ele era o mais sábio dos homens, ele duvidava, Neo também duvidava inicialmente ser o “escolhido” .

O Oráculo:

Uma frase ficou-me na memória, a oráculo disse : “ a nossa escolha é a repetição das nossas escolhas “, o que entendi disso foi :
As escolhas que fazemos agora já foram pré-destinadas por nós, mas isso só faz sentido com a reencarnação. Antes de reencarnar conhecemos uma parte do nosso destino, já escolhemos certas provas pelas quais iríamos passar, porém ao nascer esquecemos isso… Mais tarde ao tomar certas escolhas, não temos consciência que já as tomámos antes de reencarnar, mas o nosso destino já tinha sido pré-conhecido por nós, assim faz sentido : “a nossa escolha é a repetição das nossas escolhas “. Antes escolhemos, depois reencarnamos e vamos passar pelas provas que escolhemos, vamos vivê-las.

Naves :
A Nave de morpheus chamava-se “Nabucodonosor”, nome do Rei Babilónico que tivera um sonho mas não se recordava e vivia procurando uma resposta.
Na nave havia uma inscrição “Mark III nr 11 “, que poderá ser uma alusão ao Evangelho de Marcos 3:11 que diz “E quando os espíritos impuros o viam, jogavam-se gritando :
Tu és o filho de Deus”.

O nome da nave cujo último vôo serviu para alertar os habitantes de Zion ( nave Osíris ) da iminente invasão das máquinas foi emprestado de uma das principais divindades do panteão egípcio.
Esposo de Ísis e pai de Hórus, foi Osíris quem ensinou as artes da civilização aos primeiros egípcios. Foi assassinado por seu perverso irmão Seth, que desmembrou seu corpo e espalhou os pedaços por toda a Terra, obrigando Ísis a percorrer o mundo inteiro para reunir os membros de seu marido morto. Depois que seu corpo foi reconstituído, Osíris ressuscitou e passou a reinar sobre o Amenti, o paraíso egípcio situado no Além-Túmulo. A peregrinação de Ísis em busca de Osíris inspirou a criação dos Mistérios de Ísis, uma religião iniciática onde as etapas da jornada da deusa simbolizavam as diferentes fases do processo de iniciação.
Os Mistérios de Ísis foram um dos antecessores que influenciaram o gnosticismo.
Os gnósticos reinterpretaram o mito de Osíris como um símbolo da queda da divindade primordial no mundo ilusório da matéria e de sua posterior libertação.

NEO Buda ou cristo:

Neo é uma inversão de One (o numero um, o escolhido), Neo poderá ser a inversão de EON, Eon é uma era de milhões de anos, segundo o calendário Maia estamos precisamente terminando esta Era e a próxima será a Era da paz, é justamente em busca disso que Neo foi, e ele foi na Logos.
Neo transcendeu a realidade, tal como Buda se libertou de samsara (ciclo de reencarnações, reencarnação) e atingiu o estado de iluminação (Nirvana) ou Moksha (liberdade da alma).
Buda significa algo como “ o desperto” , repare que no filme Morpheus diz a Neo “Acorde Neo”, outra coincidência, Keanu Reeves (actor que faz de Neo) foi o própria Buda no filme “O pequeno buda”.
-Quando Neo parou as bálas e olhou a matrix, isso lembra o caso de Buda quando enfrentando os exércitos de Mara, senhor da ilusão, os dados e sentas enviandos contra ele tornaram-se flores.
Numa cena, a Oráculo examina Neo fisicamente, possivelmente para ver se encontrava alguma marca que evidenciasse ele ser o “escolhido”, no budismo isso também ocorre, procuram marcas na criança que pensam ser o Dalai Lama reencarnado.


Neo também pode ser comparado Cristo , ele é o salvador, ele morre e ressuscita, ele ascende aos céus.
Numa parte do filme o rapaz Choi quando recebe o software pirata que Neo lhe deu (ainda era Thomas Anderson) o choi diz “Você é o meu salvador, o meu Jesus Cristo pessoal “.
Cristo foi tentado no deserto, Neo também é tentado pelos agentes a trair Morpheus.
Consta que Jesus viveu até aos 33 anos, ressuscitou 3 dias após a sua morte.
Neo regressou à vida, na sala 303 ( 33), após o beijo de Trinity.
Diante de três discípulos, as roupas de Cristo tornaram-se de um branco resplandescente ( Mateus 17:2, Lucas 9:29) , identicamente Neo brilha fisicamente após destruir o agente Smith.

No filme ainda falam do karma, toda a acção tem uma reacção, o karma é um ensinamento do hinduísmo, e posteriormente também desenvolvido pelo recente espiritismo, a lei de causa-e-efeito . Se toda a nossa acção tem uma reacção, isso prova que nem tudo acontece por acontecer, mas sim porque também fazemos as coisas acontecerem, também construímos o destino das situações.
No filme Neo tem VIDÊNCIA (matrix revolutions) ele vê através das coisas, hoje em dia temos psíquicos videntes que fazem isso. Quem consegue ter dupla-vista vê uma aura em redor de tudo, tudo tem uma aura energética, existem hoje alguns exercícios para desenvolver a vidência, mas ela irá desenvolvendo-se gradualmente ao longo da vida.

Neo voa, nós nos sonhos podemos fazê-lo também, na realidade existiram alguns médiuns que levitaram, foram raros casos, mas existiram.
Ele também consegue agir com a mente sobre a matéria. No 1º filme também podemos observar isso, na casa da oráculo uma criança ensinou Neo a dobrar a colher com a força da mente, essa influência da mente sobre a matéria existe e chama-se psicocinese (alguns paranormais fazem-no ).
No filme 3 (revolutions) ele parecia Cristo, estendido de braços abertos, nota-se que inclusive a luz que saiu dentro dele era em forma de cruz, a luz que ele libertou após lutar interiormente com o seu lado obscuro, destruiu toda a matéria. Isto mostra-nos como podemos lutar contra as nossas trevas INTERIORES, transformando-as em luz, e a luz é espírito e o espírito domina a matéria, vencendo sobre ela.
O plano espiritual domina o material , foi isso que senti ao ver o desfeche do filme.
No plano ASTRAL, ou no plano dos sonhos, nós podemos ser um “Neo” nessa matrix (nessa realidade oculta), basta usar o pensamento, ao imaginarmos algo nos sonhos comprovamos que isso se concretiza, o pensamento é criador, pensar é agir no astral.


Neo deu vida a trinity, como um Deus, pois só Deus daria vida...
Uma coisa no 2º filme (reloaded), Neo ressuscitou a trinity , Cristo ressuscitou, no filme talvez tentem fazer uma alusão a isso mas ele ressuscitou quem ama, mas somente na matrix tinha poder para isso, pois no 3º filme trinity morre e Neo não consegue devolver-lhe a vida. Isso indicaria que só na matrix temos poder ? Ou talvez…Só na matrix não existe a morte, podemos agora reflectir isso tendo em conta a matrix que nos envolve, o plano espiritual , lá não há morte, a morte é somente neste plano físico.





Mensagens ocultas no filme:

Uma coisa no 2º filme (reloaded), Neo ressuscitou a trinity , Cristo ressuscitou, no filme talvez tentem fazer uma alusão a isso mas ele ressuscitou quem ama, mas somente na matrix tinha poder para isso, pois no 3º filme trinity morre e Neo não consegue devolver-lhe a vida. Isso indicaria que só na matrix temos poder ? Ou talvez…Só na matrix não existe a morte, podemos agora reflectir isso tendo em conta a matrix que nos envolve, o plano espiritual , lá não há morte, a morte é somente neste plano físico.

Reparei ainda que na parte final, no braço da negrinha tinha dois cortes, sangrando, um sobre o outro formavam uma cruz. … Os brincos da oráculo tinham um símbolo, muito pouco legível, mas reparei no “s” que é uma linha que dividia o circulo em duas partes, é o símbolo do hi-ching… O yin e yang, preto e branco, a harmonia dos opostos, yin = feminino, escuro, morte, frio, passivo,, etc e yang = branco, masculino, activo, vida, etc…
O símbolo que falo é este, subtilmente presente nos brincos da oráculo :
. yin yang :

Por fim, na discoteca onde eles foram , havia numa parede vários símbolos assim:
este símbolo não foi feito ao acaso, é a conhecida cruz celta .
Reconheci-a , é a "conexão entre a Terra e o Céu" ou eixo do mundo; onde o braço vertical da Cruz representa o mundo Celestial e o braço horizontal o mundo material.


O filme (3º) citou ainda outro nome, a nave onde Neo foi á cidade das máquinas acabou por levá-lo à salvação , à paz, correcto? Essa nave tinha o nome Logos, o que é Logos?
Conheço apenas um Logos, um termo ensinado nos assuntos esotéricos da GFB, grande Fraternidade Branca, segundo os Mestres, temos um Logos planetário, é um Divino pensador, Um ser divino que alimenta um planeta, é o Pai de todas as entidades que têm o seu campo evolutivo no planeta, ainda há o Logos do sistema solar, creio que DEUS é o Logos máximo, o Logos universal.
Se evoluirmos espiritualmente, acreditando sempre no nosso potencial INTERIOR, iremos tornar-nos num ser mais evoluído, com dons mais desenvolvidos. Penso que o filme nos transmite isso através do Neo . (Keanu reeves).
Acredito que existem muitas realidades espirituais em nosso redor, um mundo invisível por detrás desta “tela da realidade”, e DEUS é o grande programador destes planos existenciais, Ele é a fonte.
Pois o mundo em que vivemos é dominado pelas guerras, o nosso céu começa a assemelhar-se ao do filme, cheio de nuvens negras poluentes, cidades cada vez mais monstruosas, um mundo cinzento…
Quando nós nos espiritualizamos, ligamo-nos à Fonte (a Deus) e gradualmente iremos desenvolvendo dons espirituais, seremos um “Neo”.
Teremos sempre várias provas, teremos sempre muitas lutas INTERIORES contra o nosso outro “eu”, é assim que vamos alcançando a nossa iluminação.
E gradualmente, todos nós, humanidade, iremos sendo pilares de luz...




Agente Smith ( matrícula do carro )

Quando o agente Smith ( Em Português significa Ferreiro ) chega num Audi no início do filme, a matrícula do carro é "IS 5416".
Em Isaias 54:16 lê-se:
"Eis que eu criei o ferreiro,
que sopra as brasas no fogo,
e que produz a ferramenta para a sua obra;
também criei o assolador, para a destruir."

ZION, mundo subterrâneo:
Em Matrix havia uma cidade subterrânea, faz lembrar o mundo subterrâneo em que se encontrava Hades, o senhor das almas.
Podem também ter-se inspirado em Júlio Verne “Viagem ao centro da terra” ou nas teorias da Terra ôca.


Agentes:

Os agentes que perseguem Neo, fazem lembrar os “Homens de negro”, ou agentes da CIA que perseguem quem é contra o sistema, isto lembra os assuntos de conspiração.
Repare ainda quando capturaram Neo, introduziram nele um chip que se tornou numa espécie de crustáceo electrónico (mais tarde Trinity remove-o com um aparelho), isto lembra-me a ideia que a União Europeia teve de implantar o “verichip” nos cidadãos, medida a ser considerada em breve, “identidade digital do cidadão”, em Espanha já há mais de 50.000 pessoas usando o chip (voluntáriamente, em teste). Veja também no meu outro site a página sobre o IMPLANTE

O agente Smith interpretava Neo como sendo um virus, pois Neo conhecia a matrix e era contra o sistema, poderia colocá-los em perigo, tinham que “emiminá-lo”, e o mesmo ocorre na nossa sociedade, quem pensar diferente do sistema, quem falar de conspirações e colocar algo em causa, é perseguido. O Governo oculto, os illuminati, não querem pessoas despertas (como Neo), querem pessoas ignorantes, controláveis, entende?






Arquitecto:

Em “Matrix reloaded” podemos ver um velhote de branco, o criador da Matrix, isso parece uma alusão à Maçonaria, que fala de GADU (Grande Arquitecto do Universo),
E repare: No gnosticismo o arquitecto assemelha-se ao Demiurgo, um deus falso.
Buda al alcançar a liberdade espiritual (Nirvana) estado de iluminação, exclamou “Apanhei-te arquitecto, nunca mais tornarás a construir-me”, ele referia-se ao Ego, criador da falsa realidade em que vivemos.
Nessa cena, Neo estaria fazendo uma viagem INTERIOR a seu próprio ego?
Aquele velhote seria uma alusão ao nosso ego, que temos que enfrentar, para sair da realidade ilusória em que vivemos?
Cypher:

Ele é uma alusão a Judas, que traiu Cristo.
Cypher traiu os colegas.
Ele estava cansado de viver na realidade, a comida era péssima, o ambiente, não havia aquele prazer ilusório da matrix, ele queria voltar a viver na matrix, comer aquela comida saborosa (mesmo que ilusória) ter acesso a todos os prazeres, a ilusão era mais saborosa que a realidade, ele queria esquecer tudo e voltar a viver na matrix “ignorância é felicidade” dizia.
Muitas pessoas fazem o mesmo, não querem aceitar certas verdades por serem dolorosas demais, preferem viver felizes na ilusão,mas com menos preocupações.
“Ignorância é felicidade”, ou : olhos que nao vêm, coração que não sente.
Cypher (fonéticamente parece : cífer) repare na semelhança com o nome Lucifer, ( imagine o nome assim: lucypher).


Key Maker ( fazedor-de-chaves ):

Chaves que abrem portas, podem ser chaves para conhecimento, por exemplo em alguns livros de ocultismo "chaves" são segredos, exemplos : "The keys o fsolomon" ( as chaves de Salomão ) ou "clavículas" de Salomão...
Na simbologia esotérica, as chaves representam a iniciação , a habilidade que o iniciado possui para abrir e deslocar-se entre diferentes realidades...
Personagens como S. Pedro ( cristianismo) ou o Janus ( mitologia romana) são representados como portadores da chave...
Neo, ao encontrar o Arquitecto com a ajuda do Chaveiro, é colocado diante da necessidade de escolher entre duas portas..

Persephone:

Na imagem de fundo aparece um "M" será de Maçonaria?

Assim como os Mistérios de Ísis, os Mistérios de Eleusis, na Grécia antiga, também exerceram uma enorme influência no surgimento do gnosticismo.
Dedicados à deusa grega Deméter, os rituais de Eleusis rememoravam `a peregrinação dessa divindade pelo mundo em busca da filha Perséfone, sequestrada por Hades, o Senhor dos Infernos, que a levou para o mundo subterrâneo e tomou-a por esposa.
Foi da filha de Deméter que a mulher do Merovíngio emprestou o seu nome, o que faz do próprio Merovíngio um equivalente do Hades grego.
O mundo subterrâneo onde se localizava o Hades, por sua vez, remete ao mundo subterrâneo onde se localiza Zion em The Matrix. 

Código:

No filme , a matrix é em código, aqueles caractéres japoneses em verde, não sei porque usaram caractéres japoneses, poderiam ter usado no filme um alfabeto desconhecido.
Mas esse conceito de código, pode ser compreendido, repare na própria internet, por trás das páginas web esconde-se um código html, e as próprias imagens são um código binário de 1’s e zeros, o que vemos é o resultado final desses códigos, o código (o que está por trás) è a matrix.
Nós próprios temos um código ( genético).
No universo, na Natureza, também tudo tem um código invisível, portanto nesse aspecto o filme mostra algo que é verdadeiro.
Mas fica a pergunta, se no Universo tudo tem um código, quem foi o criador desse código? Somos Programados?
Leia um texto meu a respeito, no site realidade ...... fonte realidadeoculta




Déja vu:

No filme também surge uma cena repetida, (déja vu) sensação de já ter visto algo.
Dizem a Neo que isso ocorre quando há uma alteração na Matrix, e então surgem depois agentes...

O futuro: Inteligência artificial:

Não excluo totalmente a hipótese de , um dia, futuramente, as máquinas dominarem o mundo , a ciência tem vindo a criar robots com capacidade de aprendizagem (inteligência artificial) e outras com capacidade de construir mais máquinas, um dia serão auto-suficientes e mais inteligentes que o homem, e vão ter receio do homem, o homem será um “vírus” porque é menos evoluído e poderia colocá-las em perigo, então elas (máquinas) tentarão destruir-nos.
Inteligência artificial não é emotiva, é lógica, portanto calculista e fria.
Aliás Isaac Asimov escreveu um livro de ficção, sobre isso, décadas atrás.
Ou Aldous Huxley em: “Admirável mundo novo”.
Isso já está em desenvolvimento, governos investem milhões nisso. E cada País terá receio que o vizinho tenha uma tecnologia que ele não possui, então todos vão querer ter tecnologia de ponta, máquinas robots de inteligência artificial, é inevitável.Recomende este site. clique aqui

Esta conversa abaixo, foi realizada por chat entre internautas e os irmãos Washowski ( realizadores de Matrix ) em 2003, encontrei na net, a conversa é acerca do 1º Filme:
ThedrickFel:
Do que exactamente é feito o espelho? É a mesma coisa que eles injectam em Morpheus? Porquê prateado?

WachowskiBros:
O espelho é na verdade um espelho. Quando Neo o vê, ele está vendo uma alucinação, que é resultado directo da pílula que Morpheus lhe dá.
Reflexos são geralmente um tema significativo no filme.
A idéia de mundos dentro de mundos. A idéia do reflexo, dois Neos nos óculos de Morpheus representam as duas vidas que Neo tinha.
Na LENTE esquerda, nós vemos a pílula azul e Thomas Anderson, e na lente direita, nós vemos a pílula vermelha e Neo.

Jose:
Que tipo de droga a pílula contem?

WachowskiBros:
A pílula é tipo um vírus de computador que interrompe o sinal vital de Neo, para que eles possam apontar a localização do seu corpo na fábrica.


Starr22:

Todos os simbolismos religiosos e doutrinas do filme são intencionais ou não?

WachowskiBros:
A maioria é. Uma das coisas que tentamos fazer com o Neo enquanto gravávamos no “mundo real” era usar LENTES longas para separar os humanos do fundo, o oposto de quando gravávamos dentro da Matrix, pois usávamos lentes curtas para colocar os humanos em profundidades espaciais especificas.
Nós deixamos todas as luzes azuladas no “mundo real” e esverdeadas na Matrix

A cena onde Morpheus e Neo estão discutindo sobre a Terra destruída.

WachowskiBros:
Existem muitas questões sobre a história que Morpheus sugere nesta cena, e nós escrevemos a história com uma grande quantidade de detalhes, e nós esperamos que, se possamos fazer uma serie de animes, tenhamos a chance de contar essa história e a história do primeiro Predestinado.
Alguém nos perguntou sobre a liquefacção dos humanos.
É assim que eles alimentam as pessoas nos casulos, os mortos são liquefeitos e servem de alimento para as pessoas nos casulos. Reciclagem sempre!

Wrygrass:
Idéias do Budismo influenciaram no filme?

WachowskiBros:
Sim. Há alguma coisa muito interessante no Budismo e na matemática, particularmente em relação à física quântica, e como esses assuntos se interligam.
Isso tem-nos fascinado há muito tempo.

Wesbran:
O titulo “The Matrix” está relacionado com as matrizes mitocondriais das células, que são responsáveis pela respiração celular, fonte de energia para os humanos?

WachowskiBros:
Assim como o filme há muitos jogos de palavra, significados ocultos e ambiguidades. Apesar disso, nos também adoramos a definição matemática do uso da matriz, ou do uso da matriz em termos do útero da mulher.

VirtualMatrix:
Qual é o significado de Neo comer o biscoito da Oráculo?
Linusa:
Vocês acreditam que o nosso mundo é de alguma forma similar ao mundo de The Matrix, que existe um mundo maior fora de nossa existência?

WachowskiBros:
Esta é uma questão maior do que você imagina.
Nós achamos que o mais importante tipo de ficção é aquele que tenta responder algumas das grandes questões.
Uma das coisas que nós conversamos quando tivémos a idéia de Matrix era que essa seria uma idéia que a filosofia, a religião e a matemática tentavam responder.
Que é uma reconciliação entre a palavra natural e outra palavra que é percebida pelo nosso intelecto.






Sinclair:

Porque é que eles só podem conectar-se através de linhas comuns enquanto conseguem comunicar-se através do telemóvel ?

WachowskiBros:

Boa pergunta! Nós achamos que a quantidade de informação que está sendo enviada para dentro da Matrix requer uma banda significativa.
Essa banda, nós achamos, era mais bem descrita com as linhas telefónicas comuns do que com telemóveis.
Nós também achávamos que os rebeldes tentavam ser invisíveis quando hackeavam a Matrix, este é o porque de todas as entradas e saídas se encontrarem em áreas desertas e
de pouco movimento na Matrix.

ZEUS:

Como é que vocês escolheram os nomes dos personagens?

WachowskiBros:
Foram todos escolhidos com muito cuidado, e todos têm bastantes significados.
..