Porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, citou a jornalistas nova avaliação da organização; Stephane Dujarric mencionou cálculos de que 500 mil pessoas precisam imediatamente de assistência com comida.
Resultados preliminares de uma rápida avaliação conjunta da ONU sobre segurança alimentar na Nigéria mostram que mais de 500 mil pessoas precisam imediatamente de assistência alimentar no país.
A informação foi dada a jornalistas pelo porta-voz do secretário-geral das Nações Unidas. Stephane Dujarric afirmou ainda que cerca de 350 mil crianças nos estados de Borno e Yobe estão sofrendo de "desnutrição aguda severa".
Ele ressaltou que parceiros humanitários estão a aumentar sua presença e resposta no local. Parcerias com entidades nigerianas também estão a ser reforçadas.
Assistência
O porta-voz informou que desde o início do ano, mais de 312 mil pessoas receberam comida e outros itens de assistência, 180 mil receberam proteção e 317 mil apoio com água e saneamento.
No entanto, Dujarric ressaltou que, segundo o Escritório da ONU para Coordenação de Assistência Humanitária, Ocha, o plano de resposta humanitária para Nigéria de US$ 248 milhões, recebeu apenas 14% de financiamento este ano.
Fonte: Rádio ONU.