daniel mastral testemunho
Perguntas para Daniel Mastral pelo reporter João
1. Em uma entrevista dada à MTV - Revista On-line, você falou sobre diversas formas nas quais as mensagens subliminares podem estar impressas. Para começar, na questão musical, é necessário que palavras sejam proferidas na canção ou simplesmente uma montagem de acordes já suficiente para influenciar negativamente o ouvinte?

R. A mensagem subliminar, ou seja abaixo do limiar de consciência é resultante de um todo. Quanto mais elementos agregados, melhor será o resultado. Há acordes que promovem euforia, depressão, sensualidade, etc. Ou sejam alteram comportamentos. Podem, inclusive, e médio prazo, alterar modelos de pensamentos, fabricando novos valores, conceitos. Distorcidos, evidentemente.

Mas, quero destacar que há coisas piores! Realizadas por falsos profetas. Mensagens emocionais, respaldadas na neurolingüística não podem causar grandes estragos? Não escravizam o povo? Quando alguém diz que você só será abençoado se der tanto para Deus, ou levar o tal objeto ungido para casa, ou dizer que só em tal lugar você encontrará a formula mágica da libertação, da cura. Isso não é também demoníaco? Pois Jesus nos deu tudo pela graça. Ele não quer ritos, quer vida com Deus. Quem esta cheio do Espírito Santo, detém imunidade contra estes vírus de morte que nos assolam...

2. Não somente no Rock'n Roll - como muitos imaginam - mas também em inúmeros outros estilos encontra-se indícios de mensagens subliminares (quando roda-se o disco ao contrário, etc) e isso exige atenção redobrada dos consumidores de CD's e DVD's musicais. Há outras formas de reconhecer uma mensagem subliminar em um disco ou música?





R. Muitas mensagens estão bem escondidas. Outras nem tanto, estão explícitas na letra. Não incentivaria uma caça as bruxas, para saber qual tem e qual não tem. Isso seria perda de tempo. Ficaríamos horas tocando músicas ao contrário, tentando achar pelo em ovo. Iríamos achar fatos e boatos. Quem tem o Espírito Santo, tem também o discernimento. O Pai falará ao filho que tal coisa está entristecendo ao Espírito, pois estará gerando comportamentos fora dos preceitos de Cristo. Demos ser mais dependentes de Deus do que das especulações. O foco deve ser, sempre, buscar em primeiro lugar o Reino de Deus!

3. Além da questão musical, você cita outros casos que são más influências para jovens e crianças. Heróis como o Batman, o Super-Homem, Thor, entre outros flertam com mulheres, mas não se casam com nenhuma delas. Estes distúrbios de conduta também pode ser considerado um tipo de mensagem subliminar?

R. São, som dúvida. O que fazer? Meu filho, por exemplo, acaba por ver desenhos na escola. Mas o que temos ensinado a ele, em casa, estribado em oração familiar, aconselhando em amor, demonstrando vida com Deus. Tem feito ele mesmo separar o que é bom e o que não é bom. Ele não se interessa por jogos ou desenhos violentos, com mortes, sangue, coisas assim. Não precisamos fazer longos discursos a ele sobre isso. Apenas conversamos, explicamos, oramos, e dizemos que Deus não fez estas coisas, que isso é fora dos planos do Senhor. Deus é amor! Onde não há amor...Deus não está.

4. Tatuagens também são formas nas quais mensagens subliminares podem ser transmitidas. Figuras como pentagramas invertidos ou o "olho que tudo vê", a cruz de cabeça para baixo, o Feng Shui, entre outras são freqüentemente gravadas nas peles dos jovens. Porém nesta entrevista concedida, você falou que muitas vezes, os jovens fazem isso só por "status" e não por um real pacto satânico, ou seja, atualmente um jovem bruxo tem mais status que um jovem cristão. Até onde a igreja tem responsabilidade nisso, ou os pais seriam os responsáveis por tal situação?

R. Não há como eximir a responsabilidade da Igreja. Esta deve ensinar os valore de Cristo, e viver este amor. O que ocorre é que infelizmente há muitos ministérios corrompidos com o pecado. Se alguém se alimenta de uma fonte contaminada, fica contaminado também. Há ministérios que estão mais preocupados em ganhar dinheiro que almas. Isso dispersa o rebanho, que carente, acaba caindo em outras armadilhas. Há muitos feridos em nome de Deus.

 Como houve nas Cuzadas, na Inquisição, há também em nosso dias. Conheço centenas de vidas que evoluíram para verdadeiros traumas com relação a Igreja. Há muita omissão, descaso, com as vidas. Claro que isso não representa o todo, mas é uma amostra podre...e sabemos: basta uma laranja podre para outras apodrecerem .O "status" é uma forma de valorização, de prestigio. 

Se os jovens se sentirem valorizados em nossas igrejas, e não meros fluxos de caixa, será um largo passo no processo de restauração. Li um livro há pouco, intitulado – Feridos em nome de Deus – relata casos de diversas vidas que foram abatidas em locais onde deveriam ser, acima de tudo, celeiros de amor! Hoje tomamos muita cautela em visitar somente ministérios verdadeiramente consagrados ao Pai.

5. Inúmeros desenhos animados foram apontados como disseminadores de mensagens subliminares para crianças. Como os pais podem proteger os seus filhos desse mal? E quanto aos novos desenhos que surgem? Como os pais podem descobrir se há algo de mal neles?

R. Não há impedir que seu filho tenha acesso a todas as animações com mensagens subliminares. Mas o ensinamento vai dar discernimento. Quem conhece a verdade não se engana com a mentira.

6. A Walt Disney Pictures foi acusada de transmitir mensagens subliminares em inúmeros desenhos por ela produzidos. Porém a história de Moisés foi ilustrada por tal produtora. Isso poderia ser alguma estratégia da empresa ou o desenho realmente não tem nenhum conteúdo subliminar?

R. Tudo esta no controle de Deus. Se havia algo, Deus apagou. O desenho, até onde sei não possui qualquer contaminação. É muito bonito e profundo. Nos faz refletir sobre os propósitos de Deus. Evidente que se alguém quiser achar algo que não existe, vai encontrar. É como ver uma nuvem de dizer que ela se parece com um dragão...A mente humana pode produzir muito engano, em especial as mais vazias.

7. Cantores evangélicos como Régis Danese e Cid Guerreiro afirmaram terem sido prejudicados por acusações de mensagens subliminares em suas músicas. A descoberta do conteúdo subliminar também pode estar ligado à grande vontade de encontrá-lo, ou seja, a mensagem subliminar pode sofrer influências do psicológico do próprio ouvinte?

R. Como já disse acima...haverão sempre os críticos. Que acusam Jesus de ter parte com belzebu, que perseguem Paulo, que ofendem a Davi, que montam mentiras e compram testemunhas para depreciar a Estevão...Todo aquele que quiser viver piamente ( de verdade e não de fachada ) em Cristo, padecerão perseguições. Sempre houve e sempre haverá!

Leia mais em:blog despertai

Mensagens Subliminares em desenhos