ATENÇÃO, FESTA JUNINA, SÃO MANIFESTAÇÕES E CULTO A ESPÍRITOS E DEMÔNIOS.


As origens dessa comemoração também remontam à antiguidade, quando se prestava culto à deusa Juno da mitologia romana. 


Os festejos em homenagem a essa deusa eram denominados “junônias”.

 Daí temos uma das procedências do atual nome “festas juninas”. 

É óbvio que nenhum crente participa dessas festas com o objetivo de praticar a idolatria, pois tal procedimento, por si só, é condenado por Deus! 

Mas precisamos estar atentos pois nas escolas, "em nome da cultura", incentivam tais festas por meio de trabalhos escolares. 

A criança não tem como se defender e aceita, pois se sente na obrigação de respeitar a professora, e em alguns casos até são ameaçada com notas baixas.

FESTA JUNINA-SÃO MANIFESTAÇÕES E CULTO A ESPÍRITOS E DEMÔNIOS
Superstições da festa Junina.

1 - A Puxada do Mastro

Na puxada do mastro acredita-se que se a bandeira vira para o lado da casa do anfitrião da festa no momento em que é içada, isto é sinal de boa sorte.

 O contrario indica desgraça.

2 - As Fogueiras

Os cultos pagãos acreditavam que elas espantavam os maus espíritos. A crença popular touce este ritual e ainda o misturou a cultura religiosa. 

Você sabia ainda que cada uma das três festas exige um arranjo, diferente de fogueira?

 Pois é, na de Santo Antonio, as lenhas são atreladas em formato quadrangular; na de São Pedro, são em formato triangular e na de São João possui formato arredondado semelhante à pirâmide.


3 - Os Fogos de Artifício


Quando os fogos de artificio foram introduzidos na festa junina em Portugal, acreditava-se que o estrondo de bombas e rojões tinha como finalidade espantar o diabo e seus demônios na noite de São João.

4 - Os Balões


Todos os cultos das festas juninas estão relacionados com a sorte. Por isso os devotos acreditam que ao soltar balão e ele subir sem nenhum problema, os desejos serão atendidos, caso contrário
(se o balão não alcançar as alturas) é um sinal de azar.

A tradição também diz que os balões levam os pedidos dos homens até São João.

 Mas tudo isso não passa de crendices populares.


Algumas pessoas vão dizer, mas Pastor isto não tem problema, é só um trabalho da escola e não fará mal nenhum...

Bom, eu prefiro ficar com a bíblia e na bíblia está escrito:
“Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o” . lRs 18.21

Para muitos cristãos, pode parecer que a participação deles nessas festividades juninas não tenha nenhum mal, e que a Bíblia não se posiciona diretamente a respeito.

 O apóstolo Paulo, no entanto, declara em I Coríntios 10.11 que as coisas que nos foram escritas no passado nos foram escritas para advertência nossa. Vejamos o que ele disse:

“Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”.
I Coríntios 10.11

Normalmente, as pessoas que participam das festas juninas querem tributar louvores a seus patronos como gratidão pelos benefícios recebidos. 

Admitem que foram atendidas por Santo Antônio, São João Evangelista e São Pedro.

 Crêem também que esses santos podem interceder por elas junto a Deus. Entretanto, os santos não podem fazer nada pelos vivos.

 Pedro e João, como servos de Deus obedientes que foram, estão no céu, conscientes da felicidade que lá os cercam (Lc 23.43; 2Co 5.6-8; Fp 1,21-23). 

Não estão ouvindo, de forma nenhuma, os pedidos das pessoas que os cultuam aqui na terra.

 O único intercessor eficaz junto a Deus é Jesus Cristo. 
Diz a Bíblia:

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (um 2.5).