Tema: Dia das mães
Texto: Isaias 66-12-13
"Pois assim diz o Senhor: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória das nações como um ribeiro que trasborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão. Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados".
Introdução: Deus presta uma homenagem maravilhosa a todas as mães em Isaías quando ele refere ao seu amor por seus filhos como o "amor de mãe". Jesus pagou o mesmo tributo as mães, quando falou de sua preocupação e amor por Jerusalém sendo caracterizado por "uma galinha reunindo seus pintinhos debaixo das suas asas”.
I. O amor de uma mãe cristã simboliza o amor de Deus por seus filhos:
"e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus" Efésios 3:19.
O amor de Deus não é preferencial.
II. A preocupação de uma mãe cristã simboliza a preocupação de Deus para com seus filhos:
"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de vós"
Alguém disse: "Um pai fica preocupado quando o filho quebra um osso... uma mãe quando seus filhos rala o joelho!”.
III. A compaixão sacrificial de uma mãe cristã tipifica o coração sacrificial de Deus:
"pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos" II Coríntios 8:9.
Todas as pessoas abençoadas com uma mãe piedosa pode fornecer uma abundância de ilustrações para apoiar esta tipificação!
IV. A paciência de uma mãe cristã simboliza a paciência de Deus para com seus filhos:
"Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus" Romanos 15:5.
"O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se" II Pedro 3:9.
A mãe piedosa nunca deixará de orar por seus filhos, independentemente da sua condição ou circunstância.
Pr. Aldenir Araújo
Tags:
ESTUDO BIBLICO