Texto: Êxodo 20: 12; Isaias 49: 15
Introdução: O termo "mãe" é um indicativo de quem é mais do que apenas pais. Na verdade, "A falácia mais comum entre as mulheres é que simplesmente ter filhos faz uma mãe, o que é tão absurdo
quanto acreditar que ter um piano faz um músico". Isso porque é preciso um tipo especial de mulher para ser o que a Bíblia define como uma mãe.
A palavra bíblica traduzida como "mãe" é a palavra hebraica "AME" (pronuncia-se "ah-may"), e significa "o vínculo da família". A palavra também significa “uma força que fortalece e mantém as coisas juntas"
Embora eu não queira diminuir a importância do papel do pai na família, eu acho que nós devemos confessar hoje que a mãe é realmente a cola que mantém a família unida.
Nós reconhecemos esse fato muito raramente.
Sem dúvida as mães são um presente especial de Deus. Faríamos bem em reconhecer essa realidade. Alguns dos mais famosos líderes americanos reconheceram o valor de suas mães.
Por exemplo, George Washington disse: "Minha mãe era a mulher mais bela que eu já vi. Tudo que sou devo à minha mãe. Atribuo todo o meu sucesso na vida à educação moral, intelectual e física ao que recebi dela”.


Da mesma forma, o ex-presidente Reagan disse: "Da minha mãe eu aprendi o valor da oração, como ter sonhos e acreditar que poderia torná-los realidade”.

Ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse o seguinte sobre as mães:
“Mães são essenciais para o sucesso da família americana. Seu amor, dedicação e sabedoria tocam incontáveis vidas todos os dias em cada comunidade ao longo de nossa terra. E o seu amor e orientação as crianças ajudam a desenvolver famílias saudáveis ​​e espirituais”.

O ex-presidente John Quincy Adams disse: "Tudo que eu sou minha mãe fez"

O ex-presidente Abraham Lincoln acreditava, "Tudo o que sou ou espero ser devo a minha mãe. Lembro-me das orações de minha mãe e elas sempre me seguiram. Elas se agarraram a mim durante toda a minha vida"

Estas declarações são tão verdadeiras para os milhões de brasileiros que dão crédito a suas mães para ajudar a moldar as suas vidas com sucesso.

Ao celebrar o dia das mães, hoje, quero ressaltar algumas das qualidades que as tornam tão especial. Vamos examiná-las juntos.

As mães são especiais por causa de:

I. O amor que uma mãe confere a seus filhos
I Coríntios 13: 4 "A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta"

A. O amor de uma mãe protege seu filho.
I Reis 3: 23-27 "23 Então, disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho, o morto; e esta outra diz: Não, por certo; o morto é teu filho, e meu filho, o vivo. 24 Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei. 25 E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo: e dai metade a uma e metade a outra. 26 Mas a mulher cujo filho era o vivo falou ao rei (porque o seu coração se lhe enterneceu por seu filho) e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o antes. 27 Então, respondeu o rei e disse: Dai a esta o menino vivo e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe"
A menos que uma mãe seja altamente anormal, ela tem um amor natural, dado por Deus para com seus filhos. Esse amor muitas vezes move-a a fazer algumas coisas muito heroicas, a fim de protegê-los.

B. O amor de uma Mãe provê para seu filho.
Prov.31: 14-15 "14 É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15 Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas”

“27 Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça"
Alguém disse: "Uma mãe é uma pessoa que, vendo apenas quatro pedaços de torta para cinco pessoas, vai logo dizendo que ela nunca se importou com torta"

C. O amor de uma mãe se compadece do seu filho.
Mateus 15: 22 "22 E eis que uma mulher cananeia que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de David, tem misericórdia de mim que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
23 Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
25 Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me.
26 Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
27 E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher! Grande é a tua fé seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã"

Uma mãe conhece seus filhos. Ela conhece seus pontos fortes e suas fraquezas. Quando seus filhos têm um problema, se elas podem resolvê-los, elas o farão, mesmo que isso signifique fazer elas mesmos.

Llion Jones disse certa vez: Eu lhe pergunto quem foi maior, Thomas Edison ou a sua mãe? Quando ele era jovem seu professor o mandou para casa com um bilhete que dizia: "Seu filho é um lerdo. Nós não podemos fazer nada por ele" Sra. Edison respondeu: "Você não entende o meu filho. Vou ensiná-lo eu mesma”. E assim ela fez, com resultados que são bem conhecidos.
II. Uma mãe sempre deseja o melhor para seus filhos
Mateus 20: 20-21 "20 Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. 21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Diz que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino"

A preocupação da mãe é para seu filho. Ela quer o que é melhor para eles. Às vezes, elas podem levar isso um pouco longe demais, mas você tem que dar crédito a elas pelas boas intenções.
III. Uma mãe adora diante de seus filhos
Provérbios 22: 6 "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele"
II Timóteo 1: 5 "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti"
II Timóteo 3: 14 "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus"

Timóteo aprendeu sobre a salvação e viver para Deus de uma piedosa mãe e sua avó. Mãe, não negligencie a vida espiritual de seus filhos quando se trata da formação. Sua influência é maior do que você imagina.
Sir Winston Churchill disse certa vez: "Se queremos mudar a nossa nação, comece por mobilizar as mães"
Como a sua vida está ensinando os seus filhos, mamãe? Tenha cuidado. Eles estão observando você.

As mães são especiais por causa de:

I. O amor que uma mãe confere a seus filhos
II. Uma mãe sempre deseja o melhor para seus filhos
III. Uma mãe adora diante de seus filhos



Pr. Aldenir Araújo