Se você está preocupado com o câncer de pele, mas você não quer se esconder no protetor solar tóxico antes de se dirigir para o exterior, você pode ter ouvido o conselho de que uma boa dieta cheia de antioxidantes pode naturalmente aumentar a proteção solar da sua pele. Enquanto isso continua sendo uma abordagem efetiva, um novo estudo mostra que há um alimento em particular, você deve se concentrar se você for um homem: tomate.
De acordo com um estudo da Ohio State University , o consumo diário de tomate pode reduzir o desenvolvimento de tumores de câncer de pele em até 50%.
O estudo, que foi publicado em Scientific Reports , descobriu que os ratos machos que receberam uma dieta composta por dez por cento de pó de tomate a cada dia ao longo de 35 semanas tiveram uma redução de 50 por cento nos tumores de câncer de pele quando comparados aos ratos que não comeram qualquer tomate desidratado depois de ser exposto à luz ultravioleta.
Curiosamente, o mesmo efeito não foi observado nos ratos fêmeas que foram estudados. Pesquisas passadas descobriram que os ratos machos desenvolvem tumores mais rapidamente depois de serem expostos à luz UV, e seus tumores tendem a ser maiores, maiores em número e mais agressivos.
Os cientistas acreditam que são os carotenóides nos tomates que são responsáveis por esse efeito protetor contra danos causados pela luz UV nos camundongos masculinos. Esses compostos pigmentadores são o que dão aos tomates sua cor vermelha, e estudos anteriores mostraram que eles são depositados na pele humana depois de comer tomate. Na verdade, experimentos humanos anteriores descobriram que o consumo de pasta de tomate pode ajudar a reduzir as queimaduras solares.
O carotenóide primário nos tomates, o licopeno, é o antioxidante mais eficaz entre os vários pigmentos, mas outros compostos também acreditam desempenhar um papel porque os suplementos de licopeno sintetizados não previnem vermelhidão após a exposição a UV, além de consumir todo o tomate no estudo anterior. .
O autor principal do último relatório, Tatiana Oberyszyn, disse que o novo achado mostra como a consideração do sexo pode ser útil na descoberta de estratégias preventivas adequadas para o câncer de pele, pois as medidas que funcionam nos homens talvez não funcionem necessariamente nas mulheres.
Estudos anteriores apoiam o poder de proteção da pele dos tomates
Estudos anteriores mostraram que o consumo de pasta de tomate atua como protetor solar interno . Em um experimento realizado na Inglaterra, os pesquisadores descobriram que os voluntários que haviam comido 55 gramas de pasta de tomate por dia durante três meses tinham 33% mais proteção contra queimaduras solares do que o grupo controle. Além disso, eles tinham níveis significativamente maiores de uma proteína que ajuda a preservar a estrutura da pele conhecida como procollagen. Pesquisadores desse estudo disseram que a dieta de tomate poderia ajudar a reverter o processo de envelhecimento da pele e eles apontaram que a quantidade de tomate envolvido não era muito alta. Na verdade, a maioria das pessoas poderia facilmente consumir tanto comendo refeições com base em tomate regularmente.
Eles optaram pela pasta de tomate no estudo porque o cozimento aumenta a biodisponibilidade do licopeno; o licopeno encontrado em tomates crus é encadernado em uma forma que não é tão fácil para o corpo usar.
Os tomates protegem contra uma variedade de tipos de câncer
Há muitas outras razões para abastecer os tomates orgânicos. Embora eles não consigam toda a atenção de outros superalimentos, eles podem ajudar a reduzir o risco de vários tipos de câncer além do câncer de pele.
Eles são particularmente protetores contra o câncer de próstata , com um estudo descobrindo que comer tomates ou produtos à base de tomate, como o molho de tomate mais de duas vezes por semana, poderia reduzir o risco de câncer de próstata em até 34 por cento. Eles também mostraram capacidade para reduzir câncer de pulmão, mama, laringe, faringe e boca.
Enquanto isso, na Itália, onde os tomates são um alimento básico, aqueles que comeram sete porções de tomates crus por semana tiveram um risco de câncer de 60 por cento menor, particularmente o do aparelho digestivo.
As fontes incluem:
Tags:
Saúde