Postagens
recent

Davi rei de israel-reconhecendo a pureza e a justiça de Deus

Davi rei de israel -Salmo 51:5 diz: "Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe." Este versículo é freqüente-mente arrancado de seu contexto para defender a doutrina da depravação her-dada. São muitos os problemas com tal interpretação.
Davi rei de israel -Outros textos negam clara-mente a idéia do pecado herdado (Ezequiel 18:20, por exemplo).
Jesus usou as crianças como exemplo da pureza inocente que todos nós precisamos adquirir (Mateus 19:13-15). 1 João 3:4 nos diz que o pecado é cometido (não herdado).
Romanos 5:12 diz que todos nós participamos da morte que Adão sofreu, não porque herdamos seu pecado, mas porque cometemos nossos próprios peca-dos.
Qualquer interpretação de Salmo 51:5 que sugira depravação herdada contradiz estas afirmações claras da Escritura.

Davi rei de israel-tinha encarado a feiúra de seu próprio pecado

Mas o que Davi está tentando dizer? Salmo 51 é o apelo agoniado de um coração ensangüentado. 
Davi rei de israel tinha encarado a feiúra de seu próprio pecado. Ele não está falando sobre o pecado de Adão, ou de sua própria mãe. Ele fala sobre "minha iniqüi-dade", "meu pecado" e "minhas trans-gressões" (51:2-3). O versículo 4 é uma declaração absoluta de culpa pessoal: "Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar." No versículo 4, encontramos as chaves que precisamos para entender o versículo 5: 1.

Davi rei de israel-Ele está reconhecendo a pureza e a justiça de Deus

 Davi está usando uma hipérbole, ou figura de linguagem exagerada, para ressaltar a profundidade do seu pecado diante de Deus. O fato é que ele não pecou somente contra Deus. Pecou contra Bate-Seba quando cometeu adultério com ela, contra Urias quando roubou sua esposa e assassinou o esposo inocente, contra Joabe que foi o cúmplice involuntário no assassinato de Urias e de outros soldados (2 Samuel 11). 2.  Davi rei de israel está realçando a magnitude de seus pecados contra o Senhor. 3. Ele está reconhecendo a pureza e a justiça de Deus em contraste com seu próprio estado pecaminoso.
Davi rei de israel-reconhecendo a pureza e a justiça de Deus

Davi rei de israel-pecado e a profundidade do verdadeiro arrependimento

É aqui que entra o versículo 5, Davi sente-se tão longe da intimidade com Deus, isto é, como se jamais tivesse estado em comunhão com ele. Quando Davi rei de israel  olha para seus próprios pecados desprezíveis, ele não pode imaginar jamais ter andado com Deus.

Salmo 51 não é uma defesa da doutrina humana da depravação herdada, e não empresta nenhum apoio a tais práticas não bíblicas como o batismo dos recém-nascidos. Mas este Salmo é um olhar angustiado para a feiúra do .pecado e a profundidade do verdadeiro arrependimento.

REI DAVI EXEMPLO DE UM ADORADOR
- por Dennis Allan

Recomendado Para Você

Tecnologia do Blogger.