Nova variante COVID detectada na África do Sul impõe proibição de viagens ao Reino Unido

Trending

Nova variante COVID detectada na África do Sul impõe proibição de viagens ao Reino Unido

  Uma nova variante do coronavírus detectada na África do Sul parece estar se transformando rapidamente e se espalhando entre os pacientes mais jovens, anunciaram as autoridades na quinta-feira.

A nova variante - apelidada de B.1.1.529 por cientistas - foi detectada na África do Sul, Botswana e em um viajante sul-africano em Hong Kong, de acordo com o ministro da Saúde sul-africano, Joe Phaahla.

Phaahla disse em uma coletiva de imprensa online na quinta-feira que "nos últimos quatro ou cinco dias, houve um aumento mais exponencial" na variante.

Autoridades de saúde expressaram preocupação de que a variante possa resultar em evasão imunológica e maior transmissão do vírus, mas disseram que ainda é muito cedo para determinar seu impacto.

A nova variante tem uma “constelação” de novas mutações, segundo Túlio de Oliveira, da Rede de Vigilância Genômica da África do Sul, que tem a missão de rastrear a disseminação da variante no país. A nova variante até agora tem mais de 30 mutações. 

O “número muito elevado de mutações é uma preocupação para a evasão imunológica e transmissibilidade prevista”, disse Oliveira.

Apenas 41 por cento da população da África do Sul foi vacinada contra COVID-19.
Apenas 41 por cento da população da África do Sul foi vacinada contra COVID-19.
AP

“Podemos ver que a variante está potencialmente se espalhando muito rápido”, disse ele. “Esperamos começar a ver pressão no sistema de saúde nos próximos dias e semanas.”

Apenas 41% dos sul-africanos foram vacinados contra o vírus.

Uma equipe da Organização Mundial de Saúde deve se reunir na sexta-feira para determinar se a variante é significativa o suficiente para receber um nome do alfabeto grego.

Em resposta ao surto, o Reino Unido suspendeu viagens para seis países da região na quinta-feira: África do Sul, Namíbia, Lesoto, Botswana, Eswatini e Zimbábue serão suspensas no meio-dia de sexta-feira.

O secretário de saúde do Reino Unido, Sajid Javid, disse que havia preocupações de que a nova variante "pudesse ser mais transmissível" do que a cepa delta atualmente dominante.

“As vacinas que temos atualmente podem ser menos eficazes” contra ela, acrescentou.

Com Post Wires

Postagem Anterior Próxima Postagem