As doses de reforço não atuam totalmente de imediato.
Injeções de reforço de COVID-19 agora são autorizadas para qualquer pessoa com mais de 18 anos. Para qualquer pessoa que espera receber uma dose de reforço de COVID-19 antes do feriado de Ação de Graças, os especialistas dizem que é importante entender que a proteção não é ativada imediatamente.
Embora o corpo comece a aumentar os anticorpos alguns dias após a injeção, leva duas semanas para que o pico de proteção retorne.
“Há um aumento significativo nos títulos de anticorpos em uma semana e o pico de respostas em 2 semanas após o reforço de mRNA”, disse o Dr. Dan Barouch, diretor do Centro de Virologia e Pesquisa de Vacinas do Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston.
Mais de 32 milhões de pessoas nos Estados Unidos já receberam uma dose de reforço de COVID-19. O FDA e o CDC dizem que é seguro misturar e combinar boosters.
As vacinas de reforço COVID-19 são compostas da mesma formulação das vacinas COVID-19 atuais. Mas o reforço da vacina Moderna é administrado com metade da dose da série Moderna primária.
Estudos mostram que a imunidade adquirida com a série de vacinas primárias pode diminuir com o tempo - particularmente a proteção contra infecções moderadas. Portanto, os especialistas recomendam a vacinação de reforço para aumentar a imunidade.
“A injeção de reforço terá uma resposta semelhante à da segunda dose da série primária. O nível mais alto de anticorpos será em torno de 10-14 dias e então as coisas irão se estabilizar. Os níveis de anticorpos diminuirão como aconteceria com todas as vacinas, no entanto, os reforços ajudam a estabilizar os níveis de anticorpos ”, disse a Dra. Simone Wildes, especialista em doenças infecciosas da South Shore Health em Massachusetts.
Especialistas em saúde pública dizem que as vacinas de reforço também podem ajudar a desacelerar a disseminação do COVID-19 nas comunidades. No entanto, para realmente conter a pandemia, é muito mais importante que os não vacinados recebam suas doses iniciais.
A autorização ampliada dos boosters da Moderna e da Pfizer chega bem a tempo das festas de fim de ano, para permitir que muito mais americanos recebam suas fotos de boosters antes das férias para viagens e reuniões mais seguras. A autorização expandida para agora todos com mais de 18 anos também ajuda a eliminar qualquer confusão sobre quem pode receber doses de reforço e garante que os reforços estejam disponíveis para todos que precisam de um.
Esra Demirel, MD é uma médica residente de OB-GYN no Northwell Health-North Shore University Hospital & LIJ Medical Center e é uma colaboradora da ABC News Medical Unit.
fonte https://abcnews.go.com/Health/covid-19-boosters-long-work/story?id=81278945