A Palavra da hora é fidelidade e Nossa Observações é aperfeiçoar os santos no cultivo da fidelidade. Mas sabemos que umha parte importante Disse somente se dará cabelo fato de termos pastores fiéis. É legitimo afirmar que para termos Igrejas fiéis precisamos de pastores fiéis. Quand UMA igreja sai dos trilhos, geralmente é porque o pastor dela Já saiu antes. Mas o que é UM pastor fiel? Nestes tempos de tanta variedade denominacional, teológica e metodológica (e de muita liderança personalista), é possivel traçar perfis divergentes daquilo que seria UM pastor fiel. Por Issos, é necessario novamente voltar à Bíblia e deixar que ela fale por si mesma, permitir que ela sejão UM parâmetro identificação Essa definição. Como diz o profeta Isaías: "A lei e ao testemunha!" (Is.8: 20). Vamos à Bíblia, pois!



Quand o Jesus ressurreto perguntou a Pedro, por três vêzes, se este o "amava", a cada umha de suas respostas respondeu com a seguinte recomendação: "pastoreio as minhas Ovelha" (Jo.21: 15-17). Apesar do desprezo que os rabinos farisaicos dedicavam à profissão de pastor de Ovelha, que era sempre suspeito de desonestidade e nao era aceito Nem como testemunha em UM julgamente, foi esta a figura que Jesus usou para responsabilizar a Pedro cabelo cuidado de seus discípulos após sua ascensão, bem como para falar do amor de Deus para com os pecadores (Lc.15: 1-7) e tambem para falar de si mesmo como responsavel pelas suas Ovelha (João 10). A Função do pastor nas terras da Palestina exigia paciência, cautela e honestidade. No verão seco, em terra fraca, Não era fácil encontrar novas pastagens e água suficiente. Era Muito difícil atingir o equilíbrio correta entre a alimentação, o abastecimento de água, o descanso ea Viagem. O pastor Devi cuidar incansavelmente dos animais indefesos (Ez. 34: 1-31). Sua dedicação era posta à prova Quand tinha que salvar o rebanho, noite após noite, contra os animais selvagens e os salteadores (João 10:12).

Os títulos efetivamente usados ​​no Novo Testamento para o líder principal da igreja local forame "presbítero" (ou "ancião") e "bispo". Somente em Ef.4: 11 encontramos a menção de "pastores". Mas Quand os autores bíblicos queria falar da Função dêsse líder, usavam o verbo "pastorear", como Paulo em At.20: 28-31, falando aos presbíteros de Éfeso: "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o Qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a Qual ele comprou com o seu próprio sangue.





Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que nao pouparão o rebanho. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, Não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada UM ". E como Pedro, em I Pd.5: 1-3: "Por isso, apelo para os presbíteros que há entre vocês: Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados, olhando por ele; Não por obrigação, mas de Livre vontade, como Deus quer; Não por ganância, mas desejosos de servir; Não como dominadores dos que lhes forame confiados, mas como exemplos para o rebanho ".

Há alguns anos atrás UMA parente minha, tendo ido à sua igreja num domingo, foi cumprimentada cabelo pastor da seguinte maneira: "Muito obrigado Pela sua visita. Volte sempre ". Ao que ela respondeu: "Mas eu sou Não visitante, sou membro desta igreja Há muitos anos. Na verdade, sou nora do pastor anterior ". O que mais me impressionou no livro "Uma Igreja Com Propósitos" (Ed. Vida, SP, 7ª. Impressão, 2002), de Rick Warren, UM dos líderes evangélicos mais incensados ​​(e tambem mas emulados) da atualidade, foi a sua declaração que UM pastor Não pode cuidar de mais do que duzentas Ovelha, afirmação esta que entra em flagrante contradição com o resto do livro (para chegar a este trecho - p. 125 - quáse abandonei a leitura). Ele está certo e esta constatação Não é só deles. Outros estudiosos da obra pastoral Já disseram a mesma Coisa. Duvido que qualque pastor em SÃ consciência e com a alma pura, Posse Dizer o contrário.

Na verdade, cabelo menos para mim, esse número é menor ainda. Ao iniciar meu ministério estabelecia que queria ser UM pastor como Jesus: queria conheçe as minhas Ovelha e ser conhecido por elas (Jo.10: 14). Isto quer dizer, no mínimo, saber o nome, o endereço, a idade, a profissão, as Doenças, os dons, o nome dos Filhos, as idéias, o estilo de vida, etc., de cada umha das Ovelha. Significa tambem, interagir com elas pessoalmente, nao apenas através do púlpito, ou do telefone, mas tambem através da visitação e do compartilhamento nas horas alegres e tristes.


 Tenho sido pastor de seis Igrejas ao longo de trinta e oito anos, nenhuma delas com mais de cem membros. Obviamente, tive e tenho as minhas limitações pessoaes e Não quero comparar-me a outros pastores, mas cheguei à conclusão de que para ser fiel ao padrão bíblico Não poderia ser pastor de outra maneira.


Há pouco tempo recebi UMA correspondência de umha "mega-igreja", convidando-me para UM evento que seria liderado por vários de seus pastores. Fiquei impressionado com a quantidade ea diversidade de pastores e suas funções. Havíamos pastor de todos os tipos, mas Não havía nenhum pastor "pastor", isto é, pastor de Ovelha.


Eu entendo que para ser UM pastor fiel, a primeira Coisa a efectuar e, simplesmente, "pastorear". E pastorear é encorajar a cada um, de casa em casa, noite e dia, se necessário com lágrimas; é trabalhar e dar o exemplo; é socorrer os necessitados; é dar mais do que receber; é servir com humildade (Atos 20: 17-38). Pastorear é alimentar e abrigar as Ovelha, defendê-las e até mesmo dar a vida por elas (Jo.10). Pastorear é procurar as Ovelha desgarradas, livro-las dos perigos e dos inimigos, curar suas feridas (Lc.15: 1-7). Pastorear é amar como Deus ama, é contentar-se com o suficiente para o seu sustento, e nao tiranizar o rebanho, é ser UM modelo a ser seguido cabelo rebanho (I Pd.5: 1-9 e I Tm.6: 8 ). Se estivermos Não Fazenda isto, nao estamos sendo pastores fiéis.

Pastor fiel é aquele que Gerencie seus bem a Palavra de Deus (II Tm.2: 15), retendo-a firme e fielmente, para que sejas poderoso tanto para ensinar os que me quer aprender como para convencer os contradizentes e tapar a boca dos insubordinados e enganadores (Tt.1: 9-11). É o que prega a Palavra com integridade, quer os ouvintes Achém conveniente quiser Não, quer queiram ouvir ou sintam coceira nos ouvidos (II Tm.4: 2-4), nao se esquivando nunca de anunciar tudo Conselho de Deus (At.20 27), para que saibam que Esteve no meio deles UM profeta (Ez.2: 1-10). É aquele que nao manipula a Bíblia, usando-a para justificar suas visões pessoaes (Jr.23: 25-28), Nem falsifica-a ou adultera-a para satisfaz vaidades ou Interesses pessoaes (II Co.2: 17 e 4: 2).


Pastor fiel é o que vê pelas Ovelha, como Quem tem de prestar contas delas ao Senhor que confiou suas maos (Hb.13: 17 e I Pd.5: 3). É o que sente diariamente o peso da preocupacão com os problemas que afligem as Ovelha (II Co.11: 28-29). É o que sofre com as tribulações que se abatem sobre eles (I Ts.3: 1-8). É o que intercede dia e noite pelas Ovelha, exercendo Essa faceta sacerdotal do ministério pastoral (Jo.17: 1-26; Ef.1: 15-23; Fp.1: 3-11; Cl.1: 9; I Ts .1: 2,3; 2: 13; 3: 9-13).

Um pastor fiel tem de viver umha vida irrepreensível como homem, marido, pai e como vidros, para que Posse liderar a igreja com integridade (I Tm.3: 1-7). Finalmente, ele colocará o ministério acima da própria vida (At.20: 24); cumprir sua missao sem esperar glória ou reconhecimento humanos, na certeza de que aquele em Quem acreditou, e que o chamou para ser pastor, será suficiente e poderoso para guardar o seu tesouro até o dia final (II Tm.1: 12), e que ESSE Supremo Pastor se manifestar naquele dia e lhe dará a imarcescível coroa da glória (I Pd.5: 4 e II Tm.4: 6-8).

Fonte: Pr. Sylvio Macri no site da Primeira Igreja Batista Central de Curitiba