Normalmente, existe uma idealização do outro numa amizade através de chat´s. A partilha de dados pessoais, e desejos, é muitas vezes mais fácil pela Internet do que cara a cara. Isto permite que se crie um intenso sentimento de intimidade entre duas pessoas que não se conhecem na realidade.
Desta forma, uma pessoa pode sentir que conhece melhor o amigo virtual do que o seu próprio parceiro. Em muitos casos existe um sentimento de liberdade para explorar outras partes de si, enquanto que na vida real (e numa relação amorosa concreta) pode existir um sentimento de sufoco. Esta sensação artificial de intimidade, aliada à parte excitante por ser um “segredo”, pode começar a consumir os pensamentos de uma pessoa.


A Internet é um risco para a infidelidade emocional?

Cada vez mais a infidelidade emocional surge como uma ameaça real às relações amorosas. Geralmente, a infidelidade emocional tem início numa amizade, muitas vezes com colegas ou através de chat´s online que, aparentemente, são inofensivos mas que podem dar origem a uma relação mais intensa. A indefinição gradual das linhas entre a amizade e uma intimidade mais profunda pode levar a que as pessoas, mesmo estando em relações amorosas felizes, se envolvam em relações que à partida não estariam à espera.Muitas pessoas associam a infidelidade a alguém que inicia um caso de amor e/ou sexual quando já existe uma relação amorosa estável, passando a viver uma vida dupla até que seja descoberto. 


A infidelidade emocional é diferente e isso gera uma forte vulnerabilidade nos casais que receiam os seus efeitos prejudiciais.A melhor defesa do casal contra a infidelidade emocional é conhecê-la e, então, fortalecer a sua própria relação contra ela. No entanto, se você já viveu uma situação de infidelidade emocional, existem algumas lições que deve aprender para tornar a sua relação mais forte.

Imagem relacionada
O que é a infidelidade emocional?A infidelidade emocional é uma daquelas áreas “cinzentas” nas relações amorosas. Geralmente, ocorre quando alguém que tem uma relação amorosa estável cria um profundo apego a uma pessoa por quem se sente intimamente atraído, mas sem actividade sexual. Pelo menos inicialmente. Frequentemente, nestas relações, os assuntos emocionais são o precursor para, gradualmente, surgirem os assuntos sexuais.
A infidelidade, hoje em dia, tende, cada vez mais, a começar nas relações de amizade, ao invés da atracção puramente sexual. 

Desta forma, o prazer sexual tem sido substituído pelo coração e mente como percursores da infidelidade, tanto nos homens como nas mulheres.

Até que ponto é perigosa a infidelidade emocional?Este tipo de relações absorve bastante energia às pessoas envolvidas, uma vez que redirecciona a sua atenção para outro “mundo”. O forte sentimento de ligação e intimidade pode, ou não, evoluir para o sexo. Na verdade, a falta de sexo num caso emocional pode ser mais prejudicial do que a própria infidelidade de cariz sexual, pois existe um intenso acumular de energia sexual não consumada.

Qual é a diferença entre atracção e infidelidade emocional?Todos nós, enquanto seres vivos, somos seres sexuais. A atracção não termina quando se inicia uma relação amorosa. 


Mesmo nos casais mais felizes, existe a possibilidade de surgir atracção por outras pessoas. No entanto, se sentir atracção é um facto inevitável, agir sobre ela já é diferente.A atracção é um ingrediente da infidelidade emocional. Para que a atracção dê origem a uma infidelidade emocional, existe ainda a necessidade de desenvolver o sentimento de intimidade e, eventualmente, de ligação com a pessoa que substitui o seu actual parceiro. 


Imagem relacionada
Por outras palavras, atracção + intimidade + ligação = infidelidade emocional. Se tirarmos um destes ingredientes teremos apenas uma relação inócua.Os três ingredientes do affair emocionalMuitas vezes a infidelidade emocional surge com o sentimento de se querer mais de alguém por quem se tem uma atracção sexual.Segundo o Dr. Shirley Glass, a infidelidade emocional é marcada por três características distintas:-


 Forte amizade e intimidade emocional - a infidelidade emocional muitas vezes tem início numa amizade. Enquanto que a amizade, em si só, não é significado de infidelidade, um forte sentimento de necessidade de proximidade e de compreensão partilhada, pode ser o ponto de partida para a infidelidade emocional. 
- A atracção sexual - a infidelidade emocional é alimentada por sentimentos de atracção entre duas pessoas.- Sigilo - é aqui que a amizade e a atracção se cruzam. Num affair emocional, cada pessoa deixa de partilhar certos aspectos com o seu parceiro, ou parceira, e começa a confiar mais no "amigo".5 sinais de alerta para a possibilidade do parceiro estar num affair emocionalNuma última análise, só você pode saber o que a sua intuição lhe diz.

 Aqui ficam alguns sinais de alerta que podem justificar um olhar mais atento:- Ele/ela parece distante e distraído, e quando questionado sobre isso, fica com raiva ou na defensiva.- Ele/ela de repente mudou a forma como passa o tempo: 

Pode começar a “fazer mais horas” no trabalho, ou passar a noite toda no computador. 
De repente, um novo foco começa a consumir-lhe o tempo mas quando questionado sobre isso dá poucos detalhes.- Ele/ela tornou-se mais envolvido em pagar as contas ou transferiu as contas para o escritório, assim você não tem acesso à conta do telefone, transacções bancárias, etc..- Ele/ela de repente começou a ter mais cuidado com o corpo, começou a fazer exercício físico, a comprar novas roupas, passa horas ao espelho, etc.- Ele/ela de repente perdeu o interesse sexual ou começou a teve um aumento de desejo como você já não via à séculos.

img.jpg
Quando Paulo escreveu sua carta aos tessalonicenses, ele foi direto ao ponto e disse:Abstende-vos de toda a aparência do mal. (1 Tessalonicenses 5:22). Mas, afinal de contas, o que é a aparência do mal? É tudo o que fazemos e que pode ser interpretado como pecado pelos outros.

Um exemplo clássico: Alguém está andando numa rua escura de noite e ao dobrar a esquina se depara com um homem no chão, agonizando, com uma faca no peito. O instinto natural leva a pessoa a se abaixar para tentar socorrer a vítima e nisso ele fica sujo de sangue e com suas digitais impressas na faca. A polícia chega e encontra o cidadão abaixado, a vítima morta e todas as provas apontam para o “bom samaritano”. Isso é o extremo da aparência do mal, mas existem situações corriqueiras que também apontam para o mal que, efetivamente, não foi praticado.

Como evitar a aparência do mal? Pensando pelos outros. Como assim? Tudo o que pode escandalizar alguém que conhece você deve ser evitado, porque somos responsáveis até pelo que os outros pensam a respeito de nossas atitudes. Somos cidadãos do céu e devemos agir como tais. Não dá para seguir o curso do mundo e “fazer e acontecer” como se não houvesse um Deus a quem vamos dar contas de cada palavra pronunciada.

Algumas situações devem ser evitadas, mesmo se não fossemos servos de Deus, agora imagine sendo discípulos de Jesus? Não se engane, seus amigos convidam você para uma festa regada a muita bebida e, aparentemente, só querem sua companhia, mas é mentira! O que eles querem é ter alguma coisa para lançar em seu rosto quando você for falar de Jesus.


Só mais uma coisinha. Cuidado com o que você fala, a Bíblia toda exorta a respeito da língua, só para citar um texto: Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento.(Provérbios 21:23). Quem não quer evitar sofrimentos? Então, está aí o segredinho. O problema é o kit humanidade e o diabo nos empurrando ladeira abaixo e é por isso que Paulo se queixa dele próprio, veja: Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. (Romanos 7:19).


E qual é a solução? É o Amado Espírito Santo e nossa comunhão com Ele. Precisamos pedir todo dia que Ele controle nossa língua, nossas atitudes, nosso modo de agir, nosso jeitinho “estúpido” de ser, porque somente Ele pode evitar as escorregadas nossas de cada dia.