Pular para o conteúdo principal

O que a Bíblia diz sobre o Halloweem


Deuteronômio 18.9-14
-Introdução: A festa do dia das bruxas é comemorada na véspera do dia de todos os santos (01/11) e antevéspera do dia de finados (02/11). Este período é dedicado a rituais macabros e práticas de coisas ocultas. Na verdade, o dia 31 de outubro é a data que marcou a Reforma Protestante. Leia a mensagem ‘Os cinco pilares da Igreja’. Mas durante a inquisição, os protestantes foram queimados e julgados como bruxos. Então esta festa é um deboche contra o povo evangélico. Por isso não podemos nos conformar com isso (Romanos 12.1,2).

Embora a palavra Halloween ou a expressão 'dia das bruxas' não sejam citadas na Bíblia, as Escrituras condenas práticas ocultistas que são relacionadas a esta comemoração. As fantasias de monstros, bruxas e caveiras são usadas como uma brincadeira. Contudo o diabo não brinca (Provérbios 26.18,19). Deus também não brinca (Gálatas 6.7). As práticas envolvidas com esta festa são condenadas pela palavra de Deus “porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha” (Efésios 5.12). A fé cristã se baseia na luz e não nas trevas (Efésios 5.8).

O que é ocultismo?

Vamos refletir sobre algumas práticas ocultas que Deus não se agrada e que estão ligadas ao dia das bruxas:

1- Feitiçaria: Gálatas 5.20 “idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções”.

A feitiçaria se baseia no sentimento de querer dominar a vida do próximo. É uma obra da carne associada a outros pecados como a inveja, idolatria, inimizade, ciúmes, discórdia e outras. Por causa destes sentimentos pecaminosos as pessoas procuram feiticeiros que façam simpatias e qualquer outro tipo de mandinga, macumba ou vodu. Não devemos dar ouvidos a estas coisas (Jeremias 27.9). Também não precisamos ter medo disso porque somos protegidos por Deus e contra nossa vida “não vale encantamento” (Números 23.23), desde que estejamos na presença de Jesus.



Quem já participou de qualquer tipo de feitiçaria, precisa se arrepender e pedir perdão ao Senhor que anula todas as obras malignas (Apocalipse 9.21). A feitiçaria é uma rebelião contra Deus (I Samuel 15.23) porque o Senhor é quem controla a nossa vida e devemos aceitar a sua vontade.

A feitiçaria se baseia em dominar as pessoas!

2- Necromancia: Isaías 8.19 “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?”.

A necromancia é o culto aos mortos. Esta prática é condenada pela palavra de Deus, pois somente o Senhor merece a nossa adoração (Levítico 19.31). Quando o povo de Israel saiu do Egito, foram avisados para não praticar este tipo de culto, sob pena de ser eliminado do meio do povo (Levítico 20.6 e 27). Os reis que cederam a este tipo de prática perderam o seu trono e terminaram em ruína (I Crônicas 10.13 e II Crônicas 33.6). Nosso Deus “não é Deus de mortos, e sim de vivos” (Marcos 12.27) e o Senhor é o Juiz “que há de julgar vivos e mortos” (II Timóteo 4.1). Precisamos tomar cuidado com celebrações que homenageiam pessoas que já morreram, pois pode ser um culto aos mortos, porém disfarçado. O propósito do inimigo em celebrar a morte é fazer com que as pessoas se conformem com sua obra assassina e se tornem insensíveis (João 10.10).

Não devemos cultuar aos mortos!


3- Magia: Atos 19.19 “Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinquenta mil denários”.

A prática de mágicas foi condenada no Antigo Testamento (Deuteronômio 18.11) por ser usada para trapacear as pessoas (Provérbios 17.8). Os povos antigos praticavam“ciências ocultas” (Êxodo 7.11). No Novo Testamento a magia também é combatida porque ilude as pessoas (Atos 8.9-11) e se baseia no engano (Atos 13.6-8). Toda mentira é obra do diabo (João 8.44), que tenta convencer as pessoas de seu poder. Jesus operava milagres, mas não precisava encantar ninguém, nem queria aparecer, antes fazia tudo em serviço àqueles que precisavam de ajuda. A mágica se baseia na trapaça para iludir as pessoas e isso é mentira, coisa que não provém de Deus e sim do diabo (João 8.44).

Não precisamos de magia em nossa fé!


4- Adivinhação: Deuteronômio 18.10 “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro”.


Tudo o que envolve advinhação de um modo geral a partir curiosidade de saber o futuro (Ezequiel 13.6,7). Práticas como a leitura de mão, de vasilha com água (Hidromancia), tarô, búsios, cartas e estrelas fazem parte da advinhação (II Reis 21.6). Os agoureiros tentam dizer o futuro usando técnicas de subjeção ou inspirados por demônios (Jeremias 29.7). Deus disse em sua Palavra que não aceita estas práticas e que quem faz isso não entra no Reino de Deus (Apocalipse 21.8 e 15). A origem de toda adivinhação é a mentira (Zacarias 10.2) e os demônios que usam as pessoas para adivinhar e enganar outros (Atos 16.16). Jesus avisou que no fim dos tempos haveriam muitos falsos profetas que enganariam a muitos fazendo coisas miraculosas e adivinhando o futuro (Marcos 13.22).

Não acredite em adivinhações!

Deus é luz e não trevas!

-CONCLUSÃO: Apocalipse 22.15 “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.”.

Nosso Deus é da verdade e tudo que se baseia em mentira não provém dele, “pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido” (Mateus 10.26). Portanto as práticas ocultistas celebradas no dia das bruxas são opostas à fé cristã. Impressionante a sagacidade de satanás nos últimos tempos para enganas as pessoas de que não seja tão mal assim (II Coríntios 11.14).

A feitiçaria, a necromancia, a mágica e a adivinhação são práticas claramente condenadas na Bíblia, que estão associadas ao Halloween, por isso concluímos que um cristão não precisa fazer parte disso. Caso seja requerida participação em um colégio, por exemplo, você pode usar como argumento a sua liberdade religiosa, baseado no artigo 5° da Constituição Federal e pedir liberação do mesmo. Peça a Deus que te dê sabedoria com deu a Daniel quando teve que comparecer diante dos magos e encantadores do rei (Daniel 2.2 e 27).

Você é filho da luz e não do ocultismo!




Postagens mais visitadas deste blog

Mensagens Subliminares MOANA - Mais um desenho satânico Disney ocultismo bruxaria, mensagens subliminares

Este desenho moana mais um desenho satânico da disney cheio de ocultismo bruxaria , mensagens subliminares, e muitos mais deixam seus filhos assistirem este mal e contem espiritismos demônios Sim, Moana é uma líder forte! E não há mal nenhum nisso. Uma personagem feminina que carrega a responsabilidade de conduzir seu povo.  E no filme ela faz isso muito bem, sendo amada e admirada. Até aqui, tudo bem. Porém, sob o ponto de vista cristão, temos alguns problemas. O aspecto espiritual do filme é muito forte. Moana sofre grande influência da avó paterna, que é uma espécie de feiticeira e profetiza da tribo. A água é um personagem bem ativo que age escolhendo Moana para sua missão e a chamando, mais um aspecto bem místico do filme. Seu companheiro de aventuras é um semideus egoísta, hedonista, preocupado apenas consigo mesmo.moana demonio ? Devo dizer que em alguns aspectos o filme é assustador, principalmente para crianças pequenas. Entre monstros, demônios e r...

Melhor curso de Teologia online- Teologia, o som de um Deus vivo

  Como o tempo passa…    BACHAREL EM TEOLOGIA-FB Muitos dos que iniciaram na teologia  do ITB estão gostando muito..  Sonhos estão sendo realizado, para formar obreiros para a Seara do Mestre. Sonharam e viveram.  E colhem os frutos! Agora são vocês que continuam esta linda história, e podem não perceber, mas incentivam a que continuemos a servir ao nosso Deus com muito entusiasmo, carinho e amor.  O caminho às vezes é difícil de enfrentar, mas não podemos desistir, pois até aqui o Senhor nos tem sustentado. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade…”  II Timóteo 2.15 São três as marcas que acompanham a história do ITB porque devemos a cada dia crescer na graça e no conhecimento. Conheça o Curso AQUI . A vida, vivida em comunhão –  Diferenças existem, mas o Reino de Deus é compreendido em cada uma delas. O caráter maduro –  Equilibrado, expresso na vida e m...

Estudo bíblico casamento abençoado -Deus não destrói uma família para construir

Deus não destrói uma família para construir outra versículo. O Caráter de um Bom Casamento Diz-se com frequência que um bom casamento é uma "amostra do céu".  O companheirismo de que um homem e uma mulher podem gozar em relação ao casamento é uma bênção imensa dada por nosso Criador (Gênesis 2:18-24).  Certamente, Deus destinou o casamento a ser benéfico e satisfatório para ambos, o esposo e a esposa.  Infelizmente, muitos casais não descreveriam seus casamentos como "celestiais". Estratégias Inaproveitáveis Estudo bíblico sobre família O que podemos fazer para termos "bons casamentos"? Homens e mulheres têm tentado várias estratégias para assegurar casamentos bem sucedidos.  Muitos têm raciocinado que o modo de ter um bom casamento é casar-se com a pessoa de melhor aparência possível.  Conquanto não seja pecado ser fisicamente atraente, a aparência pessoal não é garantia de que uma pessoa será uma boa companheira. O homem extremamente elegante ou a ...