Hoje em dia só se ouve falar em redução de custos, corte de despesas, queda da produção, e tudo mais, que no final das contas, só resulta em uma coisa - desemprego em massa. São milhares de homens e mulheres que, de repente ficam desempregados, sem terem como manter seus compromissos e, muitas vezes, sem poder pagar o aluguel ou as contas de água e luz.
Talvez você esteja agora entre essas milhares de pessoas que estão lutando para sobreviver e muitas vezes fica desesperado e com raiva. Você então pergunta: "Cadê você Deus? Por que o Senhor não vem me socorrer e abre uma porta de emprego para mim?"

Eu imagino o quanto deve ser difícil passar por isso e sei o quanto é ruim não achar uma saída. Mas eu venho dizer que se você continuar orando e confiando em Deus, a sua vitória chegará! Quando alguém fica desempregado, é preciso muito cuidado para não dar lugar à depressão, amargura, raiva, ou ficar procurando um culpado para justificar essa situação. Por isso use sua fé e creia na promessa de que Deus trabalhará por você, enquanto você espera Nele:

"Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam." (Isaías 64:4)
Eu não tenho a pretensão de ter uma resposta simples e "mágica" para eliminar todas as suas dúvidas e lhe trazer paz, mas existem algumas coisas que eu quero compartilhar com você que acredito ser da parte de Deus. Minha oração é que você encontre alguma esperança em saber que estas palavras são verdadeiras e se aplicam diretamente à sua situação.

1) Não é o que você faz, que define você. Mas sim quem você é

uando o nosso “meio de ganhar dinheiro” é tirado de nós, geralmente nós ficamos com uma crise de identidade, nos sentindo “inúteis”. Mas Deus diz que o nosso valor está muito acima de qualquer coisa e Ele nos ama independente daquilo que fazemos. Jesus pagou um alto preço na cruz para reconciliá-lo com Deus e você encontrará essa paz e segurança se estiver em comunhão com Ele.

2) Deus está com você neste momento difícil

Você pode até não sentir, mas Deus promete que “nunca te deixará nem te desamparará" e Ele cumpre Sua promessas! Eu sei que você se sente sozinho agora, mas não confie nos seu sentimentos; confie no seu Deus, e Ele promete que endireitará todos os seus caminhos se você fizer isso. Veja:

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3:5,6)

3) Essa fase que você está passando, é um presente e não uma maldição

Deus está trabalhando em você agora. Eu sei que esse processo não é fácil, mas isso pode moldar o seu caráter. Talvez você não dedicava tanto tempo para buscar a Deus e refletir na vida, mas agora você pode. Por isso, use o seu tempo para valorizar seus relacionamentos, passar mais tempo na Palavra de Deus, conversar mais com sua esposa / marido / filhos e veja as oportunidades que Deus trará em seu caminho, ao invés de ver o desemprego como algo ruim.

4) Deus tem grandes coisas reservadas para você

Você pode até acreditar que os dias que se passaram foram melhores do que os de hoje, mas não são! A Bíblia diz em Eclesiastes 7:10 - "Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?" Pois não é sábio fazer tais perguntas." Mas porque você não deve dizer que o seu passado foi melhor do que hoje? Porque antes você não tinha a experiência que tem hoje. Você passou por tantas dificuldades e lutas e sobreviveu! Isso tudo veio somente para fortalecê-lo e imagine a grande obra que Deus pode fazer em sua vida, usando a experiência e sabedoria que Ele mesmo lhe deu! Deus promete que Ele tem grandes bênçãos reservadas para você e elas não se limitam somente a emprego e dinheiro, mas incluem relacionamentos mais abençoados, mais fé e alegria, que vem por conhecer e confiar em Deus.

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração." (Jeremias 29:11-13)

Por isso faça sua parte, desenvolva um bom currículo e ore antes de entregá-los. Se precisar, peça ajuda a alguém, mas sempre confiando que Deus é quem irá agir. E lembre-se: seja fiel no pouco. Não tenha vergonha de começar por baixo, seja em um emprego ou em um novo negócio, e Deus honrará a sua dedicação.

"O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus." (Filipenses 4:19)