E notório o bombardeio de Informações that ocorre Neste Nosso Inicio de Século, Assim Como o Estímulo sedutor Ao consumismo SEJA este tecnológico ou Não. E MUITO AINDA Comum acontecerem Campanhas publicitarias Onde aa Técnica subliminar se confunde com a Técnica associativa. Alguns Exemplos AINDA São "Históricos":
* Os anuncios de Bebidas alcoólicas se VEM acompanhados de grupos de Jovens, esteticamente Belos e Bem vestidos. MESMO Que a Legislação Atual obrigue o anuncio da Moderação da bebida e com uma nova infração nenhum código Nacional do Trânsito EO Uso do Exame fazer etilômetro (" bafômetro "), o contrasenso AINDA Acontece. Pois de hum Lado vem o Estímulo e Do Outro uma contenção. Porem muitos AINDA SAEM COM OS amigos "para beber", e NÃO Apenas para desfrutar da companhia Presença e bate papo. Que se endureça AINDA Mais uma Repressão.



* Antigamente era Mais Fácil ver OS anuncios de Pessoas fumando. Geralmente ERAM Brancas, bonitas, Jovens, de bom Nível e sociais era fácilmente Associado à pratica de Algum esporte Ligado com aventura, Emoção e adrenalina. Hoje em dia, apos Pesadas restrições Legais, TALVEZ SEJA uma propaganda that Mais causou Danos à Saúde das Pessoas consumidoras e TAMBÉM A MAIS repelida. * Um Automóvel geralmente E Associado com Uma boa posição social, o Êxito, Beleza e virilidade. de: Não raro conferir a tradicional "lenda urbana" De que, geralmente Homens OS (Mas Não Exclusivamente) TEM muito "Ciúme" SEUS de carros Além de Gostar de exibi-los Como troféus OU Objetos de Oportunidades Sociais, that atrairiam hum suposto Interesse fazer sexo oposto.

* Os Produtos para o Lar São anunciados POR FAMÍLIAS Felizes e completas (com Pai, Mae e hum dos Três Filhos), Que Vivem em Uma espaçosa Casa, that indica - em Segundo Plano - uma posição SUA social. Observe-se also that anuncios de Produtos para Cães possuem, Quase sempre, o MESMO PERFIL.


* Em muitos dos anuncios de Produtos cosméticos, loções Como UO perfumes, E UMA Jovem mulher, sensual, bela, Quem vende o PRODUTO.  Isto É apela Ao Desejo das Mulheres de Ser Como Aquela mulher, e dos Homens, de encontrarem uma mulher com os tais Características Estéticas, Por Quem se sentiriam "mais fácilmente identificados" e atraídos. Eis Uma PEÇA Presente fazer quebra-cabeça do Padrão estético social. Que futuramente IRA influir Até MESMO na explicação de Alguns fetiches modernos.No Brasil Existe also Uma Passagem nenhum Código de Defesa do Consumidor proíbe that Anuncios disfarçados, dissimulados. Diretamente Extraído do Artigo 36: 

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"36. A DEVE Ser Publicidade veiculada de tal forma Que o Consumidor, Fácil e imediatamente, a identifique tal Como. Art."
"Paragrafo Único. O supplier, na Publicidade de Produtos UO SEUS SERVIÇOS, manterá, em Seu Poder, Informação Pará DOS legítimos INTERESSADOS, OS DADOS fáticos, técnicos e Científicos Que Dão sustentação à Mensagem ".
 


Parte-se do Princípio Que o Consumidor TEM O Direito de Escolher Aquilo Que deseja ou Não Adquirir (e also Assistir) - O Direito constitucional à Liberdade de ESCOLHA . Mensagens subliminares apresentam Conteúdos that NÃO PODEM Ser Vistos de forma Consciente, o Espectador NÃO PODE usufruir de Seu Direito de Escolher NÃO VE-la POR NÃO Estar Consciente de SUA existencia. Portanto, uma Mensagem subliminar Mostra-se inconstitucional. Alguns AINDA discutiriam a exatidão dos Termos, Como Por Exemplo Onde Uma Publicidade associativa  deixaria de sê-la Pará se tornar Uma  Mensagem subliminar. Ou ENTÃO se seria o Encontro dos Conceitos e NÃO uma existencia Paralela dos mesmos. Um Publicitário certamente defenderia a Associação, Sendo Até aceitável that Um produto se com ASSOCIE Alguma Idéia pretendida OU tida Como meta cabelo Prestador de Serviço, tal Como rapidez, Eficiência, Qualidade, bom atendimento e etc.
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Porem, that ISSO SEJA Feito clara e conscientemente, Como Ensina uma boa e Sábia Regra da honestidade. Imagens, como PESSOAS, Ambientes de sistema operacional e como Situações São percebidas conscientemente, tanto é Assim Que Passado o anuncio se PODE Contar uma História do comercial e descrevê-lo, como vezes nsa Detalhes. Mas, apesar Disso, comeu that Ponto estaríamos isentos de sermos Afectados inconscientemente POR ESSE tipo de Publicidade? QUANDO ESTAMOS de "guarda-baixa", uma Repetição PODE invadir Sutilmente e Marcar Presença. Qual o nivel de profundidade that Uma sutil e "bem intencionada" Associação de persuasão subliminar Uma poderia Chegar? Que Efeitos causa?



Costumo comparar ESSA  Estratégia da Repetição, com O Que como novelas costumam Fazer com SUA Trilha sonora. Além de associar determinada música AOS Personagens, Não raramente especificamente o MESMO Trecho da canção de e repetido, Sendo uma frase also PRODUTO da Associação visuais Que se Faz com uma cena em Movimento. E ISSO Quase sempre "Alavanca" um Inteira música, auxiliando o Seu "Sucesso".
Experimente observar. FAÇA UM teste nsa Próximos Intervalos dos Programas SO Quais rápido Você costuma Assistir e Faça UMA Observação Crítica de dos mesmos, poderá Ser o Começo de Uma de "Vacinação". Vejo, escuto, penso, observo, critico ... logo existo.
Guto Santos.