O Itamaraty, por meio da assessoria de imprensa, confirmou que dois brasileiros estão entre os feridos dos atentados terroristas em Paris e informou que o Consulado-Geral do Brasil na capital francesa acompanha de perto a situação, de forma a prestar apoio aos cidadãos brasileiros. O plantão do Consulado pode ser acessado no número: +33 6 80 12 32 34.
O Itamaraty também divulgou nota em que diz que o governo brasileiro “manifesta sua profunda consternação pela série de bárbaros atentados” ocorridos na noite de hoje (13) em Paris.
“O Brasil condena os ataques nos mais fortes termos e reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo, qualquer que seja sua motivação.”
O Ministério das Relações Exteriores diz ainda, na nota, que governo do Brasil "transmite suas condolências aos parentes das vítimas e empenha sua plena solidariedade ao povo francês e ao governo da França".Explosões perto do Stade de France na noite desta sexta, durante um jogo entre as seleções da França e Alemanha, e três tiroteios espalhados pela capital francesa deixaram mais de 110 mortos e dezenas de feridos, segundo a polícia parisience.
Segundo informações da cônsul-geral do Brasil em Paris, Maria Edileuza Fontenele Reis, um dos brasileiros feridos estava em estado grave e foi submetido a cirurgia. Segundo a cônsul, ele perdeu muito sangue e teve de fazer transfusão. O outro teve ferimentos leves.
Os dois estavam no restaurante Le Petit Cambodge, no distrito 11 de Paris, que foi alvo de ataques. Eles jantavam quando foram atingidos por disparos.
A cônsul preferiu não informar os nomes dos brasileiros feridos porque ainda buscava contato com familiares.
O Itamaraty divulgou nota na qual informa que o governo brasileiro manifesta "sua profunda consternação pela série de bárbaros atentados" ocorridos na noite desta sexta.
"Ao mesmo tempo em que transmite suas condolências aos familiares das vítimas e empenha sua plena solidariedade ao povo francês e ao Governo da França, o Brasil condena os ataques nos mais fortes termos e reitera seu firme repúdio a qualquer forma de terrorismo, qualquer que seja sua motivação", diz o texto da nota.
 fonte g1