Comovidos pelo nascimento de sua primeira filha, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e sua esposa, Priscilla Chan, anunciaram que doarão 99% de suas ações da empresa para "boas causas".
Em uma carta dedicada à recém-nascida Max, o casal diz que fará a doação - estimada em US$ 45 bilhões - com o objetivo de "fazer um mundo melhor para sua filha crescer".
"Sua mãe e eu não temos palavras para descrever a esperança que você nos dá para o futuro. Você já nos deu um motivo para refletir sobre o mundo em que queremos viver", escreveu o empresário.
Segundo o anúncio, Zuckerberg doará suas ações para a Chan Cuckerberg Initiative, uma organização que leva o nome de sua esposa e que tem por objetivo "avançar o potencial humano e promover igualdade para crianças das próximas gerações".
O CEO do Facebook descreveu na carta o mundo onde quer ver sua filha crescer. "É um mundo no qual essa geração pode desenvolver o potencial humano e promover igualdade, curando doenças, personalizando o aprendizado, aproveitando energias limpas, conectando pessoas, construindo comunidades fortes, reduzindo a pobreza, promovendo direitos iguais e espalhando compreensão pelas nações", afirmou.
"Nós daremos 99% das nossas ações do Facebook – que atualmente valem US$ 45 bilhões – durante nossas vidas para avançar nesta missão. Nós sabemos que isso é uma contribuição pequena perto de todos os recursos e talentos de outras pessoas que já trabalham para melhorar essas questões. Mas queremos fazer o que podemos, trabalhando juntamente com tantos outros."
A carta destacou o papel importante da tecnologia para conseguir alcançar as metas do casal em "potencial humano e igualdade".
"Boa parte das oportunidades melhores que aparecerão para a sua geração virão depois que todos tiverem acesso à internet", afirmou Zuckerberg na carta para a filha.
Max Zuckerberg nasceu na semana passada, mas o casal só anunciou publicamente a notícia nesta terça-feira. De acordo com o CEO do Facebook, mais detalhes sobre a doação serão dados assim que ele e a esposa voltarem de licença – ele ficará dois meses fora de suas funções para aproveitar a filha.