Mateus 15:21-28
21 Jesus, partindo dali, retirou-se para a região de [*Tiro e de *Sidônia].
22 E eis que uma mulher [1. Cananéia], daquela região, veio gritando: "Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: a minha filha está horrivelmente endemoninhada".
23 EIe, porém, nada lhe respondeu. Então os seus discípulos se chegaram a ele e pediram-lhe: "Despede-a, porque vem gritando atrás de nós".
24 Jesus respondeu: "Eu não fui enviado senão [2. às ovelhas perdidas da casa de Israel]".
25 Mas ela, aproximando-se, prostrou-se diante dele e pôs-se a rogar: "Senhor, socorre- me!"
26 Ele tornou a responder: "Não fica bem tirar o [3. pão] dos [4. filhos] e atirá-lo aos [5. cachorrinhos]".
27 Ela insistiu: "Isso é verdade, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da [6. Mesa]dos [7. seus donos]!"
28 Diante disso, Jesus lhe disse: [8. Mulher, ‘grande é a tua fé]! Seja feito como queres!" E a partir daquele momento sua filha ficou curada.
 *Referência ao relato paralelo sobre, "a cura da filha de uma mulher Cananéia": Marcos 7:24-30
Análise do texto sobre a mulher Cananéia (siro-fenícia)

1. “Cananéia”
  • A mulher Cananéia a qual se refere este texto habitava na região de tiro e Sidônia (Sidom), ela era dadescendência de Cão (Cam), por isso Cristo se referiu a ela com o termo “cachorrinhos”, ou seja,descendentes de Cão (Canaã), o termo mais correto para a tradução seria “cãezinhos.”
Definição de Siro-Fenícia:
  • Uma mulher não-israelita, procedente das regiões de Tiro e de Sídon. Por ser uma combinação de “síria” e “fenícia”, a expressão “siro-fenícia” provavelmente teve origem na situação de que a Fenícia fazia parte daprovíncia romana da Síria. A mulher siro-fenícia é também chamada de kha•na•naí•a = Cananéia, porque os primitivos habitantes da Fenícia descendiam de Canaã, e, com o tempo, “Canaã” passou a referir-se primariamente à Fenícia.
Referência a * Sidônia (Sidom):
  • Cidade situada numa ilha entre Beirute e Tiro, na Fenícia, atual Líbano. Era um centro de fabricação de objetos de vidro, e o seu povo era dado à idolatria (Jz 10.6; 1Rs 11.5; Is 23.2-4; Ez 28.20-23). Jesus mencionouSidom (Mt 11.21) e teve contato com os sidônios (Mc 3.8; Lc 6.17).
Referência a *Tiro:
  • Porto da Fenícia situado numa ilha ao norte do Carmelo e ao sul de Sidom (1Rs 9.10-14; Is 23; Ez 26—28; Mc 7.24-31; At 21.3-7). TÍRIO = Natural de TIRO (Ne 13.16). [Dicionário da Bíblia de Almeida – 2º Edição.]
    Descendência de Cão (Camreferência Bíblica:
    • E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã. E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor. E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá, E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade). E Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim, A Patrusim e a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim. E Canaã gerou a Sidomseu primogênito, e a Hete; E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu, E ao heveu, ao arqueu, ao sineu, E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeusE foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. Estes são os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas naçõesGênesis 10:6-20
    2. às ovelhas perdidas da casa de Israel”
    • Israel até a morte do rei Salomãoera um só Reino. Após sua morte, houve contenda entre seu filhoRoboão(I Reis 11.43) e Jeroboão filho de Nebate (I Reis 11.26) e o Reino foi dividido. Após o reinado de Jeroboão, outros reis o sucederam, e foi no reinado do rei Onrio qual comprou de Semer o Monte de Samaria, que edificando a cidade a chamou de Samaria (I Reis 16.24), já no reinado do rei Oséias, ocorreu que por causa de suas transgressões, o rei da Assíria tomou a Samariae levou Israel cativo para a Assíria (2 Reis 17:6), cumprindo-se assim maldição descrita em (Deuteronômio 28:64). Quando Cristo cita “ás ovelhas perdidas da casa de Israel”, estava se referindo a Judá , Benjamin e as dez tribos da dispersão, espalhadas entre as Nações. Nos dias de Cristo, permaneciam apenas duas tribos em Jerusalém, Judá e Benjamin.
    3. pão”

    Quando Cristo se cita o  “pão”  neste  contexto,  está  fazendo uma referência  no  sentido Espiritual:
    • Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6:35
    4. ”filhos”

    Os “filhos” eram assim chamados o povo de Israel:
    • Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. Atos 10:36
    5. cachorrinhos” (Melhor tradução “cãezinhos”)
    • Referência aos filhos de Cão: descendência de Canaã (Gênesis 10:6-20)
    6. Mesa”

    O termo “mesa” aqui tem o contexto de submissão:
    • Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados,apanhavam as migalhas debaixo da minha “mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali. Juízes 1:7
    7. “seus donos”
    • O termo “seus donos” aqui mencionado é referente à submissão no contexto de servir, “o escravo serve ao seu Dono”. Cão pai de Canaã ao revelar a nudez de seu pai Noé, que dormia embriagado pelo vinho, trouxe maldição sobre sua descendência. Noé amaldiçoou Canaã descendência de Cão,  a se tornar servo de seus irmãos Sem e Jafé.
    • E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã. Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra. E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.  Gênesis 9:18-27
    • Os Israelitas são descendentes de Sem, por isso a mulher Cananéia se referiu a eles como “seus donos”, ao dizer que os cachorrinhos também comem das migalhas que caem da Mesa dos "seus donos", ela estava falando no sentido Espiritual, as migalhas simbolizavam o que ela ouviu ser anunciado entre os Israelitas a respeito de um Messias, que viria e realizaria grandes milagres entre àCasa de Israel.
    8. Mulher, ‘grande é a tua fé”
    • A mulher Cananéia expressou uma “grande fé” ao crer que Cristo tinha o poder de curar sua filha, apenas por ter ouvido falar a seu respeito, quando os Israelitas se referiam a Ele como o Messiasanunciado pelos profetas e descrito nas Escrituras.