Pular para o conteúdo principal

Afinal de contas, como Abraão foi salvo? Ou ainda, como qualquer pessoa pode ser salva? Por fé ou por obras?


Aparente Paradoxo: Pela Fé ou pelas Obras?
Resultado de imagem para quem foi abraão resumo

No Novo Testamento há inúmeros "paradoxos aparentes" – ensinamentos dados por Deus que aparentemente se chocam com outros ensinamentos também dados por Deus. Um exemplo disto é que Paulo ensina em Gálatas 3:6 que "Abraão creu em Deus, e isto lhe foi imputado para justiça" (cf. Gálatas 3:1-5; Romanos 4:2) enquanto Tiago diz, em Tiago 2:21, "Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?"

Afinal de contas, como Abraão foi salvo? Ou ainda, como qualquer pessoa pode ser salva? Por fé ou por obras? A alternativa que muitas pessoas escolhem diante de desafios como este é ficar apenas com uma parte do ensinamento, geralmente aquele que representa menor dificuldade para praticar. Neste caso, muitos têm defendido que basta um ato de pura fé, sem obra alguma, para uma pessoa ser salva. E o único problema desta idéia é que faz de Tiago – e do Espírito Santo (cf. Efésios 3:5-6; 1 Pedro 1:12) – mentirosos.

Como fazer, então, para conciliar dois ensinos aparentemente contraditórios? Em primeiro lugar, devemos investigar o contexto do que cada um está dizendo. E, depois, temos que analisar os dois ensinamentos e pensar uma forma como os dois podem, ao mesmo tempo, estar dizendo a verdade (já que temos crido que é o mesmo Espírito que revelou ambos os ensinamentos).

Neste caso, é fácil perceber que Paulo e Tiago estão dizendo a mesma coisa, embora com ênfases diferentes. Para Paulo, a questão é que Abraão não teve uma vida sem desvios a ponto de conquistar a salvação. Como todos os homens, ele pecou em algum momento (Romanos 3:23; cf. 3:9-20) e não tinha as obras perfeitas. Logo, ele foi salvo pela fé! Para Tiago, a questão é que foram as obras de Abraão – em especial o quase-sacrifício de Isaque – que provaram a sua obediência até o fim, demonstrando que sua fé era viva. Desta forma, Abraão foi salvo pelas obras! Tiago (e Paulo também – veja Romanos 6:2; Gálatas 5:21b) ensina que a fé sem obras é morta e pessoas que vivem assim não serão salvas.

Não está, por acaso, no âmago da confissão da fé de um convertido o confessar Jesus como Senhor (Romanos 10:9)? E se dissemos que Jesus é Senhor, não quer dizer que somos escravos, para praticar obras de obediência? Devemos escolher entre a confissão sem as obras (Lucas 6:46), somente pela fé (Tiago 2:19) ou a obediência de coração ao ensino do Senhor (Romanos 6:17), certos de que cada um de nós comparecerá perante o tribunal de Cristo para sermos julgados de acordo com nossas obras (2 Coríntios 5:10).


–por Marcos Vinícius

Postagens mais visitadas deste blog

Mensagens Subliminares MOANA - Mais um desenho satânico Disney ocultismo bruxaria, mensagens subliminares

Este desenho moana mais um desenho satânico da disney cheio de ocultismo bruxaria , mensagens subliminares, e muitos mais deixam seus filhos assistirem este mal e contem espiritismos demônios Sim, Moana é uma líder forte! E não há mal nenhum nisso. Uma personagem feminina que carrega a responsabilidade de conduzir seu povo.  E no filme ela faz isso muito bem, sendo amada e admirada. Até aqui, tudo bem. Porém, sob o ponto de vista cristão, temos alguns problemas. O aspecto espiritual do filme é muito forte. Moana sofre grande influência da avó paterna, que é uma espécie de feiticeira e profetiza da tribo. A água é um personagem bem ativo que age escolhendo Moana para sua missão e a chamando, mais um aspecto bem místico do filme. Seu companheiro de aventuras é um semideus egoísta, hedonista, preocupado apenas consigo mesmo.moana demonio ? Devo dizer que em alguns aspectos o filme é assustador, principalmente para crianças pequenas. Entre monstros, demônios e r...

Melhor curso de Teologia online- Teologia, o som de um Deus vivo

  Como o tempo passa…    BACHAREL EM TEOLOGIA-FB Muitos dos que iniciaram na teologia  do ITB estão gostando muito..  Sonhos estão sendo realizado, para formar obreiros para a Seara do Mestre. Sonharam e viveram.  E colhem os frutos! Agora são vocês que continuam esta linda história, e podem não perceber, mas incentivam a que continuemos a servir ao nosso Deus com muito entusiasmo, carinho e amor.  O caminho às vezes é difícil de enfrentar, mas não podemos desistir, pois até aqui o Senhor nos tem sustentado. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade…”  II Timóteo 2.15 São três as marcas que acompanham a história do ITB porque devemos a cada dia crescer na graça e no conhecimento. Conheça o Curso AQUI . A vida, vivida em comunhão –  Diferenças existem, mas o Reino de Deus é compreendido em cada uma delas. O caráter maduro –  Equilibrado, expresso na vida e m...

Estudo bíblico casamento abençoado -Deus não destrói uma família para construir

Deus não destrói uma família para construir outra versículo. O Caráter de um Bom Casamento Diz-se com frequência que um bom casamento é uma "amostra do céu".  O companheirismo de que um homem e uma mulher podem gozar em relação ao casamento é uma bênção imensa dada por nosso Criador (Gênesis 2:18-24).  Certamente, Deus destinou o casamento a ser benéfico e satisfatório para ambos, o esposo e a esposa.  Infelizmente, muitos casais não descreveriam seus casamentos como "celestiais". Estratégias Inaproveitáveis Estudo bíblico sobre família O que podemos fazer para termos "bons casamentos"? Homens e mulheres têm tentado várias estratégias para assegurar casamentos bem sucedidos.  Muitos têm raciocinado que o modo de ter um bom casamento é casar-se com a pessoa de melhor aparência possível.  Conquanto não seja pecado ser fisicamente atraente, a aparência pessoal não é garantia de que uma pessoa será uma boa companheira. O homem extremamente elegante ou a ...