Turquia reforça presença militar na Síria após anúncio de retirada de tropas dos EUA

Trending

Turquia reforça presença militar na Síria após anúncio de retirada de tropas dos EUA

"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras;..." Mateus 24:6
Turquia começou a reforçar suas tropas nos dois lados da fronteira com a Síria neste domingo (23), disse uma fonte à agência Reuters. O reforço ocorre em meio à retirada dos militares dos Estados Unidos que estão no território sírio, anunciada na semana passada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Mais cedo neste domingo, Trump ligou para o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Ambos concordaram em estabelecer uma retirada "lenta e coordenada" das tropas dos EUA. A ação diplomática entre os dois países serviria para evitar um "vácuo de poder" na região.
Turquia reforça presença militar na Síria após anúncio de retirada de tropas dos EUA
A rede de televisão turca TRT World exibiu imagens da entrada de veículos militares da Turquia no território sírio pela fronteira dos dois países. A área por onde o comboio entrou está sob controle do Exército de Liberação Sírio – aliado dos turcos. 
As tropas turcas devem chegar à cidade de Manbij, na Síria, a 35 quilômetros da fronteira. O local gerou atrito entre Ankara e Washington por divergências sobre o papel das milícias curdas por ali – a Turquia acusa de terrorismo esses grupos, que são aliados dos EUA na luta contra o Estado Islâmico.

Trump conversou com Erdogan

Donald Trump disse neste domingo que conversou com o turco Recep Tayyip Erdogan sobre uma retirada "lenta e altamente coordenada" das tropas norte-americanas da Síria.
"Nós discutimos o Estado Islâmico, nosso envolvimento mútuo na Síria, e a retirada lenta e altamente coordenada das tropas norte-americanas da região", disse Trump no Twitter. "Depois de muitos anos eles estão voltando para casa."


Trump disse que ele e Erdogan também discutiram um comércio "fortemente expandido" entre os Estados Unidos e a Turquia, após o relacionamento entre os dois aliados da OTAN ter enfrentado turbulências recentes.
O norte-americano passa por turbulências desde o anúncio da retirada dos militares na Síria e no Afeganistão. Na sexta-feira, o secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, se demitiu por não concordar com a medida. Hoje, Trump anunciou o substituto, Patrick Shahanan, que assume o cargo em janeiro.blog despertai

Fonte: Reuters

Postagem Anterior Próxima Postagem