E ouvireis de guerras e de rumores de guerras;..." Mateus 24:6

General dos EUA: Pyongyang quer desenvolver mísseis intercontinentais

A Coreia do Norte poderia obter mísseis balísticos de alcance intercontinental se não for parada a tempo, declarou o general de quatro estrelas escolhido para comandar as forças dos Estados Unidos na Coreia do Sul.

Falando em sua audiência de nomeação ante o Comitê do Senado sobre Serviços Armados, o general Vincent Brooks alertou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, está determinado a construir foguetes que poderiam um dia atingir até mesmo os Estados Unidos.

"Vimos através de exibições quais sistemas dispõem... Com o tempo, acredito que vamos vê-los adquirir essas habilidades se não forem parados", afirmou Brooks aos legisladores.

O senador John McCain, que preside a comissão, perguntou a Brooks o quanto estava preocupado com a "falta de maturidade e imprevisibilidade do governante inflexível de Pyongyang".

"Estou muito preocupado com a direção tomada, e claramente ainda não o dissuadimos de seu objetivo", disse Brooks.

A agência de notícias sul-coreana Yonhap indicou na quinta-feira, citando um oficial não identificado, que a Coreia do Norte implantou há três semanas um ou dois mísseis balísticos Musudan perto do porto de Wonsan, no leste da península.

"Se confirmado, pretendo trabalhar em estreita colaboração com a República da Coreia para garantir que estarão prontos" a responder a uma eventual agressão norte-coreana.

Os Estados Unidos mantêm um grande contingente de tropas na Coreia do Sul desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953. Atualmente, 28.500 soldados americanos estão estacionados na Coreia do Sul e as duas forças têm relações militares muito próximas.

As duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra porque o conflito terminou em um armistício ao invés de um tratado de paz.
Fonte: AFP.